Debate

Leilão virtual com símbolos do nazismo é suspenso pela Justiça

Redação Hypeness - 23/07/2021

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro suspendeu a realização de um leilão online que colocaria para arremate um item com simbologia neonazista. Após denuncia feita pela Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro, a juíza Angelica dos Santos Costa impediu a venda.

– Bia Kicis tira foto ao lado de membra do partido neonazista alemão 

Peça com apologia ao nazismo seria leiloada; após ação da comunidade judaica, venda foi proibida

A item que iria para leilão tinha como lance inicial R$ 100 e nele estava escrito ‘”the strange loves of Adolf Hitler” ou “os amores estranhos de Adolf Hitler”. A imagem no fundo parece ter cunho sexual e uma série de insígnias metálicas do nazismo estavam dentro do quadro.

– A expansão do neonazismo no Brasil e como ele afeta as minorias

“Há que se ponderar que foram relatados fatos graves envolvendo a comercialização de objeto ligado ao nazismo, tornando ainda mais urgente a medida pleiteada”, disse a magistrada Angelica dos Santos Costa, do Tribunal de Justiça do Rio, na decisão. “Há que se destacar que a medida se torna assaz importante posto que se trata de artefato que remete ao nazismo, o qual pode ser usado de forma escusa para propagar ideais antissemitas”, completa.

Segundo Angelica, trata-se de evitar uma “situação fatídica que gere grande prejuízo à parte requerente e a toda comunidade judaica e outras vítimas do holocausto”.

O Brasil proíbe a exibição e ostentação de símbolos nazistas através do parágrafo 1º do artigo 20 da Lei 7.716/1989. A pena prevista é de reclusão entre dois e cinco anos.

– Ele coloriu 10 fotos do holocausto para que ninguém se esqueça do horror do nazismo

O presidente da Fierj, Alberto David Klein, afirmou que esse é a função da Fierj: “Nosso trabalho é combater todo o tipo de discriminação. Cada vez mais a gente vê uma disseminação de pensamentos e ideologia nazistas. E, muitas vezes, é por falta de conhecimento do que foi o holocausto e o nível de discriminação que existe dentro disso. Por isso é importante combater essas ideias e trabalhar na educação e transmissão de valores”.

Publicidade

Fotos: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.