Diversidade

‘Lélia Gonzalez Vive’ lança ‘Amefricanifesto’ no Dia da Mulher Negra

22 • 07 • 2021 às 16:52
Atualizada em 23 • 07 • 2021 às 11:46
Gabriela Rassy
Gabriela Rassy   Redatora Jornalista enraizada na cultura, caçadora de tendências, arte e conexões no Brasil e no mundo. Especializada em jornalismo cultural, já passou pela Revista Bravo! e pelo Itaú Cultural até chegar ao Catraca Livre, onde foi responsável pelo conteúdo em agenda cultural de mais de 8 capitais brasileiras por 6 anos. Roteirizou vídeo cases para Rock In Rio Academy, HSM e Quero Passagem, neste último atuando ainda como produtora e apresentadora em guias turísticos. Há quase 3 anos dá luz às tendências e narrativas culturais feministas e rompedoras de fronteiras no Hypeness. Trabalha em formatos multimídia fazendo cobertura de festivais, como SXSW, Parada do Orgulho LGBT de SP, Rock In Rio e LoollaPalooza, além de produzir roteiros, reportagens e vídeos.

Honrando o legado deixado por Lélia Gonzalez, o projeto Lélia Gonzalez Vive convoca mulheres negras de todo país para celebrar o Dia da Mulher Negra, Latina e Caribenha. A data marcada em 25 de julho pretende dar visibilidade para a luta pela igualdade de gênero, raça e etnia.

Foto de Lélia Gonzalez feita pelo fotógrafo Cezar Loureiro, da Revista Cult

Em parceria com organizações e coletivos de mulheres negras, o projeto dedicado a esta importante ativista, professora, filósofa e antropóloga brasileira, criou o Amefricanifesto, um manifesto colaborativo e artístico.

A ideia é demonstrar indignação diante do racismo e do machismo estrutural e estruturante do nosso país, além de valorizar as lutas pela igualdade.

A partir do dia 20 de julho, o Amefricanifesto ganha espaço nas redes e nas ruas, ilustrando o exercício coletivo de reimaginação. É urgente que mais mulheres negras tomem consciência do lugar que ocupam e daquele que poderiam ocupar.

No dia 25, o Amefricanifesto será divulgado ao público pela primeira vez em múltiplos canais: no site oficial da campanha, na programação do Festival Latinidades, em um evento aberto ao público em Brasília, por meio de uma convocatória a artistas com o apoio do Design Ativista e também nas redes sociais do projeto e de parceiras.

A iniciativa tem apoio do Movimento Negro Unificado (MNU), Geledés – Instituto da Mulher Negra, Mulheres Negras Decidem (MND), A Tenda das Candidatas, Instituto Afrolatinas, Rede de Desenvolvimento Humano (Redeh), Uneafro Brasil e Design Ativista.

André Vargas (RJ) @andrevargassantos , Talita Persi (RJ) @talitapersi , Key Amorim (DF) @keyamorim , Val Opni (SP) @val_opni , Lua Pereira (DF) @nzingaz e Kel 061 (DF) @kell.061 são alguns artistas já confirmados na iniciativa.

Publicidade

Canais Especiais Hypeness