Sustentabilidade

Macacos bugio são vistos na Floresta da Tijuca pela 1ª vez em 200 anos

Redação Hypeness - 07/07/2021

Biólogos estão comemorando o retorno dos macacos bugio ao Parque Nacional da Tijuca. A notícia é um oásis em meio ao caos ambiental vivido pelo Brasil. Os macacos bugio não eram vistos no parque do Rio de Janeiro há 220 anos.

O flagrante histórico clicou um passeio da uma família inteira de macacos bugio – um casal e três filhotes. A descoberta chega durante as celebrações de 60 anos do Parque Nacional da Tijuca, que aniversariou nesta terça-feira (6).

Leia também: Lobo-guará é visto circulando em cidade do MT; animal está ameaçado de extinção

Bugios são vistos no Parque Nacional da Tijuca depois de 200 anos

Os bugios da Tijuca 

A presença da família de macacos bugio é indicativo da eficácia do trabalho dos biólogos. O processo pode até ser de formiguinha, mas a alegria provocada por fotografias como estas é imensa. 

O processo de reprodução na floresta contou com dois animais adultos, um macho e uma fêmea, soltos em períodos diferentes. Eles se encontraram, cruzaram, aumentaram a espécie e agora desfilam acompanhados de seus filhotes.

“É um sinal de que a floresta é adequada para os bugios. Os bugios são essenciais porque complementam os primatas que já estavam aqui”, explica o biólogo da UFRJ, Marcelo Rheingantz, em entrevista ao G1. Além dos macacos bugio, outras espécies também estão retornando ao local, como os jabutis e as cotias. 

– Caçadores exibem e celebram o genocídio de animais silvestres mortos em grupos do Facebook

– Bióloga brasileira ganha prêmio internacional por evitar morte de animais em rodovias

O Parque Nacional da Tijuca é um oásis dividido em quatro setores. O local é dono do segundo ponto mais alto do Rio de Janeiro, o Pico da Tijuca. São possui 39,53 km², ou 3.953 hectares.  

A floresta da Tijuca também é importante para a regulagem da temperatura na cidade. Sem a área verde, o calor do Rio de Janeiro seria de 5 a 6ºC mais forte do que atualmente.

Publicidade

Foto: Reprodução/TV Globo


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.