Diversidade

Maior ciclovia arco-íris do mundo é inaugurada em cidade holandesa

Vitor Paiva - 16/07/2021

A ciclovia inaugurada recentemente na cidade holandesa de Utrecht detêm um orgulhoso recorde: em celebração ao mês do orgulho LGBTQIA+, trata-se da maior ciclovia pintada de arco-íris no mundo. Com 570 metros de extensão dentro do campus da Universidade da cidade, a ciclovia liga a Universidade de Utrecht ao Hospital Universitário e à Universidade de Ciências Aplicadas de Utrecht, a partir de proposta de Elias Van Mourik, aluno de Ciências Aplicadas, que conquistou adesão dos alunos e sugeriu a realização à prefeitura da cidade.

A pista inaugurada na Holanda é a maior ciclovia arco-íris do mundo

A pista inaugurada na Holanda é a maior ciclovia arco-íris do mundo

-Estes são os 4 melhores países do mundo para ciclistas e suas bicicletas

Além da celebração para o mês de junho, a novidade se alinha às iniciativas que buscam posicionar a cidade localizada a 44 km da capital Amsterdã como referência no uso de bicicleta como meio de transporte. A ciclovia em arco-íris, portanto, se junta a outros pontos ciclísticos da cidade, como uma ciclovia no topo de uma escola e o maior estacionamento de bicicletas do mundo, ambos em Utrecht – a ciclovia LGBTQIA+ inaugurada na Holanda é 70 metros maior que a via em arco-íris que detinha o recorde anterior, em Auckland, na Nova Zelândia.

A maior ciclovia arco-íris do mundo

A nova ciclovia tem 570 metros de extensão

-Schoonschip: o bairro flutuante, sustentável e autossuficiente em Amsterdã

Na carta escrita pelo aluno propondo a ciclovia, a pintura foi apresentada como “um símbolo colorido para mostrar o apoio à diversidade e à inclusão no Parque Científico de Utrecht” – rapidamente a Universidade embarcou como meio para “mostrar ao mundo que na Universidade de Utrecht todos podem ser quem são”. Ao arco-íris na pintura foram adicionadas as cores da bandeira trans e também com preto e marrom para representar todas as “comunidades marginalizadas” na afirmação, “seja qual for sua cor, orientação sexual, origem cultural, deficiências ou condição financeira”, diz a declaração.

Elias Van Mourik

O projeto é de Elias Van Mourik

-Como a revolta de Stonewall, em 1969, empoderou o ativismo LGBT para sempre

A pintura durou dois dias para ser concluída, e foi recebida e celebrada pelos alunos e ciclistas que utilizam a ciclovia. As bicicletas são de tal forma utilizadas como meio de transporte na Holanda que são espécie de símbolo do país – da mesma forma que é importante afirmação cultural o posicionamento progressista do país em políticas públicas de modo geral. “Nós preferimos olhar o ser humano com seus próprios talentos e qualidades e como podemos ajudar a desenvolvê-los”, afirmou a universidade.

A pista fica na Universidade de Utrecht

A pista fica na Universidade de Utrecht

 

 

Publicidade

© Fotos: Bicycle Dutch


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é mestre e doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Publica artigos, ensaios e reportagens, é autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Covid: cidades com prefeitas tiveram quase 50% menos mortes