Diversidade

Marta joga Olimpíadas sem patrocínio e escancara machismo no esporte

Redação Hypeness - 21/07/2021

Hoje pela manhã, a atacante brasileira Marta – a melhor jogadora da história do futebol feminino – fez sua estreia pelas Olimpíadas de Tóquio anotando dois gols na goleada por 5 x 0 na seleção chinesa. Mas as chuteiras da canhota não tinham nenhuma marca. Isso porque Marta, eleita seis vezes a melhor jogadora de futebol feminino do mundo, luta por pagamento decente de patrocínio.

– Salários do futebol feminino são comparáveis aos da Série C masculina

A camisa 10 e capitã da seleção brasileira comemora o primeiro gol pela seleção nas Olimpíadas de 2020; Brasil estreou com goleada no torneio

A atleta aderiu à campanha ‘Go Equal’, que procura um pagamento mais justo para as atletas do futebol feminino no geral. Sem patrocínio de Nike, Adidas, Puma ou qualquer outra grande empresa de equipamentos esportivos, Marta luta por uma remuneração apropriada para as grandes atletas.

– Pioneiras: conhecer a história do futebol feminino é essencial para a valorização do esporte

Ela já havia disputada a Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2019 com as chuteiras da ‘Go Equal’. “Estou usando a mesma chuteira. Com o mesmo símbolo, o ”Go equal”. E continua sendo uma opção minha. Não é só pelo dinheiro em si. É toda uma história. Mas muitas vezes, os contratantes da patrocinadora não enxergam por esse lado. É um conjunto de coisas para a minha decisão. E posso ver que, por outro lado, isso ajudou outras atletas”, disse.

Nas fotos oficiais das Olimpíadas, Marta escondeu a logo da patrocinadora da Seleção Feminina com os cabelos

– Gigante do esporte brasileiro, Marta é nomeada embaixadora da Boa Vontade pela ONU Mulheres

Marta não deseja um pagamento similar ao de Neymar ou de Messi, mas espere receber o justo para uma jogadora que foi seis vezes a melhor do mundo. Mas existem muitas empresas que simplesmente não entenderam que o mundo está mudando. Viva Marta! E sorte para ela e Pia Sundhage na busca pelo ouro olímpico, afinal, qualidade elas já têm de sobra.

Publicidade

Fotos: Destaques e Foto 2: Divulgação/CBF Foto 1: © Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.