Debate

Máscaras de lote vencido em 2004 são entregues a profissionais da saúde indígenas

Redação Hypeness - 29/07/2021

A líder indígena Sonia Guajajara usou sua conta no Instagram para fazer uma denúncia: máscaras vencidas desde 2004 foram enviadas para profissionais de saúde que atuam em comunidades indígenas de Aracruz, no Espírito Santo. A informação é do site “Século Diário“.

Índios bloqueiam reserva sem casos de coronavírus; mais de 1 mil pessoas vivem no local

Os equipamentos de proteção individual chegaram ao município capixaba por meio do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) de Governador Valadares (MG). O departamento é responsável por abastecer servidores que atuam ali já que a região em si não conta com um distrito próprio.

Ao site, Renato Tupinikim, presidente do Conselho Local de Saúde da aldeia Caieiras Velha, contou que o fornecimento de máscaras foi uma solicitação do conselho à coordenação do distrito de Governador Valadares, que atendeu ao pedido imediatamente. No entanto, só se percebeu que as máscaras estavam vencidas no dia seguintes, já no Espírito Santo. 

8 influencers indígenas para você seguir nas redes sociais

As máscaras não tinham condições nenhuma da gente trabalhar. Um material de péssima qualidade e pior ainda: vencida”, afirma Bruno Joaquim Siqueira, técnico de enfermagem na aldeia Irajá.

Alda Regina Gomes, médica da aldeia, também demonstrou indignação com o caso das máscaras vencidas. Para ela, o episódio só evidencia o descaso com os indígenas que, na atual situação pandêmica, ela chamou de “crime contra a sociedade”. 

De acordo com o “Século Diário”, o Distrito Sanitário Especial (DSEI) afirmou, em nota, que “a última saída de máscaras descartáveis destinadas ao Polo de Aracruz tem as validades marcadas para o dia 30 de setembro de 2022 e 5 de outubro de 2030”.

Covid-19 mata último homem do povo Juma; indígenas convivem com falta de dados e proteção

Publicidade

Fotos: Unsplash


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.