Diversidade

‘Me sinto orgulhoso em dizer que sou um homem gay e campeão olímpico’, celebra atleta britânico

Redação Hypeness - 30/07/2021 | Atualizada em - 02/08/2021

O medalhista de ouro na prática de salto sincronizado nas Olimpíadas de Tóquio, Thomas Daley, fez uma tocante declaração falando sobre a sua sexualidade ao jornal The Guardian. O britânico que levou o ouro com sua dupla Matty Lee no salto sincronizado é assumidamente homossexual e fez uma fala importante sobre orgulho para a comunidade LGBTQIA+ de todo o planeta.

– Olimpíadas: Douglas Souza vira influencer e quem ganha é a comunidade LGBTQIA+

Tom Daley conquistou seu primeiro ouro após quatro olimpíadas; ele é uma voz do movimento LGBT dentro do esporte

Thomas é um dos pelo menos 176 atletas nas Olimpíadas de Tóquio que são abertamente homossexuais. O evento está mais aberto para a diversidade e um caso brasileiro mostra isso: na última terça-feira, a jogadora Andressa Alves, que marcou um gol contra a seleção de Zâmbia no futebol feminino, fez uma homenagem à sua esposa, Fran, que também havia celebrado um tento contra o Quênia nos Jogos de Pequim, em 2008.

Fadinha leva medalha de prata nas Olimpíadas de Tóquio e dá recado para meninas do skate

Daley se tornou um dos principais nomes do salto sincronizado a partir desse ano, inclusive, quando competiu no salto sincronizado aos quatorze anos de idade. Nos Jogos seguintes, iria conquistar sua primeira medalha, em Londres: um bronze. Ele repetiu o feito no Rio, em 2016, para alcançar o topo do pódio em 2021.

“Eu me sinto incrivelmente orgulhoso de dizer que sou um homem gay e também um medalhista olímpico. Quando eu era criança, eu acreditava que nunca conseguiria alcançar nada em minha vida por conta de quem eu era. Ser um campeão olímpico agora me mostra que eu posso alcançar tudo o que sempre quis”, disse o atleta ao The Guardian.

Daley é casado com Dustin Lance Black, roteirista e ativista dos direitos LGBTQIA+. Dustin escreveu o aclamado filme ‘Milk’, que conta a história de Harvey Milk, ativista da comunidade gay nos EUA. Nunca viu? Dá uma olhada nesse artigo: Como e porque nasceu a bandeira arco-íris do movimento LGBTQ+. E o que Harvey Milk tem a ver com isso.

Publicidade

Fotos: © Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.