Arte

‘Morada dos Deuses’: escultor transforma ruínas em arte no Peru

08 • 07 • 2021 às 10:45 Gabryella Garcia
Gabryella Garcia Gabryella Garcia é paulista, mulher trans, transfeminista e jornalista pela Unesp. Começou a carreira escrevendo horóscopos para o João Bidu e agora foca em escrever sobre direitos humanos e recortes de gênero. Já passou por veículos de São Paulo, Santa Catarina, Espírito Santo e também colaborou para veículos como Ponte Jornalismo, Congresso em Foco e Elle Brasil. Atualmente, além de produzir o podcast "Prosa", para o Hypeness, também colabora com o UOL. Além disso atua como voluntário no Projeto Transpor, um projeto que oferece consultoria profissional gratuita para pessoas transgêneros com montagem de um currículo assertivo, Linkedin e simulação de entrevistas de emprego.

Famoso por ter Machu Picchu e a Montanha das Setes Cores como principais pontos turísticos, graças ao escultor Michael de Titan, o Peru ganhou mais um cenário extraordinário para ser contemplado. Natural de Cusco, o artista resolver dar continuidade a cultura inca de fundir arte com natureza e seu mais recente trabalho resultou no projeto Apukunaq Tianan (que significa morada dos deuses).

Localizada a cerca de 40 minutos de Cusco, o local é um belo conjunto artístico de esculturas gigantes esculpidas diretamente na rocha calcária das montanhas e reúne muitas grandes esculturas dos deuses incas.

Esculturas de búfalo de 15 mil anos foram totalmente preservadas nesta caverna francesa

Entre as figuras retratadas pelo artista destacam-se a representação da divindade criadora andina Viracocha, a Deusa Inca da Mãe Terra, Pachamama e o rosto do último monarca do estado Neo-Inca, Túpac Amaru. Entre os destaques de popularidade entre os turistas também há a cabeça de um puma (que faz parte da trilogia inca de animais simbólicos).

Todas as esculturas variam entre 15 e 17 metros de altura e o que mais impressiona foram as ferramentas utilizadas por Titan para fazer as obras. O artista utilizou apenas um cinzel, que é um instrumento de corte manual que possui numa extremidade uma lâmina de metal aguçada e do outro um cabo de madeira reforçado e um martelo.

A beleza multicolorida do Vale Vermelho, no Peru, registrada em fotos

A Apukunaq Tianan é uma atração turística bastante recente do Peru, já que sua inauguração apenas no ano de 2021, em meio a pandemia do novo coronavírus. A data coincide com o ano do bicentenário da independência do Peru.

Publicidade

Fotos: Reprodução/Facebook/Apukunaq Tianan


Canais Especiais Hypeness