Ciência

Mulher exibe cisto gigante no ovário e especialista debate riscos

Redação Hypeness - 19/07/2021

O que era uma brincadeira feita por Raquel Rodriguez acabou impressionando. A norte-americana gravou um vídeo no TikTok em que mostra o volume em sua barriga, indicando que está grávida. Ela, então, ri e revela que a protuberância é, na verdade, causada por um cisto no ovário e não um bebê. 

“No início, tinha o tamanho de uma bola de softball e causou alguma preocupação, mas não o suficiente para ter uma remoção feita na época”, disse a influenciadora respondendo uma das muitas perguntas que recebeu após o vídeo.

– Ela passou por uma menopausa precoce aos 23 mas pôde engravidar graças à irmã

Rodriguez revelou que trata do problema há cinco anos

Consultado pelo UOL, o ginecologista e obstetra médico Alexandre Pupo, do Serviço de Reprodução Humana do Hospital e Maternidade Santa Joana, explicou que, diferentes dos mínimas de útero, os cistos no ovário podem crescer de forma rápida e aumentar consideravelmente de tamanho em poucas semanas.

Ele esclareceu ainda que os cistos (formações compostas por líquidos) se formam todos os meses no útero de mulheres que não usam métodos anticoncepcionais. Normalmente eles se rompem sozinhos se não houver fecundação durante o ciclo menstrual.

“Pode ser uma estrutura formada pelo próprio corpo ou por um tumor ou câncer, mas, de maneira geral, o nome prevê um quadro benigno”, ressaltou o médico ouvido pelo UOL.

Assista ao vídeo: 

@rockierodsoso33Dramatic much♬ International Super Spy – Dylan 🧍🏻

No caso de Rodriguez e outras mulheres, o cisto se mantém e continua crescendo, o que poderia ser um caso de neoplasia, mas só é possível ter certeza após o cisto ser retirado e passar por uma examinação de patologista por microscópio. Mas, antes de recorrer aos procedimentos cirúrgicos, os médicos podem indicar ultrassom ou ressonância magnética para checar o cisto, recomendando um tratamento medicamentoso. 

Publicidade

Fotos: Reprodução/Tiktok


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Contatos alienígenas: existe vida inteligente em outros planetas?