Ciência

Nasa detalha ‘sabre de luz de Star Wars’ fotografado em Marte

Gabryella Garcia - 28/07/2021

Na última semana uma foto capturada pela sonda espacial Perseverance, em Marte, foi um deleite para os fãs das franquia “Star Wars“. Na imagem que foi divulgada nas redes sociais os fãs da série logo apontaram para a semelhança de um objeto que estava enterrado no solo com a base de um sabre de luz, arma utilizada nos filmes.

sabre de luz marte nasa

O Perseverance deverá recolher amostras em Marte que chegarão apenas em 2030 a Terra

Também pelas redes sociais, onde a imagem viralizou, a Nasa tratou de explicar e detalhar o que seria o tal objeto misterioso encontrado em Marte. No perfil oficial da sonda espacial Perseverance no Twitter, explicou em uma thread que o objeto era uma broca. Mas antes, não deixou de brincar com os fãs da franquia ao tuitar “O que é essa coisa e porque ela está cravada numa pedra de Marte? (E não, não é um sabre de luz). Deixa eu explicar”.

Visão 360 imersiva de Marte divulgada pela NASA vai te teletransportar na hora

Na sequência da postagem a Nasa explicou a broca estava instalada em um buraco feito pela própria Perseverance e que um total de 10 brocas foram levadas ao planeta vermelho para a missão. Esses objetos serão usados para coletar amostras locais e o misterioso “sabre de luz” ficará instalado no solo para ajudar a encontrar pistas escondidas dentro das rochas no planeta.

Além da arma da franquia Star Wars, o Perseverance também colocará 40 amostras marcianas dentro de tubos para que sejam analisados no futuro. Os tubos, que possuem um complexo sistema de armazenamento, serão deixados na superfície do planeta para serem retirados em missões futuras e devem chegar na Terra só depois de 2030.

O Perseverance deve realizar seus experimentos em Marte por, ao menos, 687 dias terrestres (um ano marciano). Ele é movido por um reator com núcleo de plutônio, capaz de produzir energia elétrica por até 14 anos.

Publicidade

Foto: Reprodução/Twitter Nasa


Gabryella Garcia
Gabryella Garcia é paulista, mulher trans, transfeminista e jornalista pela Unesp. Começou a carreira escrevendo horóscopos para o João Bidu e agora foca em escrever sobre direitos humanos e recortes de gênero. Já passou por veículos de São Paulo, Santa Catarina, Espírito Santo e também colaborou para veículos como Ponte Jornalismo, Congresso em Foco e Elle Brasil. Atualmente, além de produzir o podcast "Prosa", para o Hypeness, também colabora com o UOL. Além disso atua como voluntário no Projeto Transpor, um projeto que oferece consultoria profissional gratuita para pessoas transgêneros com montagem de um currículo assertivo, Linkedin e simulação de entrevistas de emprego.