Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Nei Lopes é um dos mais importantes nomes da história da cultura brasileira. O sambista, africanista, advogado, cientista social, dicionarista e gênio teve seu título de doutor honoris causa negado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
– Samba e a influência de África no ritmo favorito do Brasil
Nei Lopes é figura central para compreender a ‘afrolatinidade’ e a influência da diáspora em nossa cultura
Nei está longe de ser qualquer um. Até porque qualquer um não escreveria canções para Clara Nunes, Beth Carvalho, Gilberto Gil, Milton Nascimento, Djavan, João Bosco, Zélia Duncan, Dudu Nobre, Arlindo Cruz, Zeca Pagodinho, Wilson das Neves e outros tantos nomes da música brasileira.
Leia mais: Beth Carvalho era o samba, de corpo e de alma. E nos lembrou o melhor Brasil possível
É um dos principais pesquisadores da diáspora africana no Brasil. Escreveu a “Enciclopédia Brasileira da Diáspora Africana”. Pesquisou, organizou e publicou “Novo Dicionário Banto do Brasil”, obra importantíssima para a compreensão da importância linguística de África no nosso país.
Esse teórico da cultura afrobrasileira, do samba, da língua e da prosa foi formado advogado e cientista social pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil, ou melhor, a atual Universidade Federal do Rio de Janeiro. Entretanto, ele atuou pouco na advocacia.
Estava indicado para obter um título honoris causa, um laureamento das universidades para pessoas que tiveram trabalhos eminentes para o conhecimento por fora das trilhas do academicismo.
– Candidatura de Conceição Evaristo à ABL é afirmação da intelectualidade negra
Para conquistar o título, eram necessários 14 votos de um corpo de 18 pessoas na congregação (órgão deliberativo máximo) da Faculdade Nacional de Direito, da UFRJ. Nei recebeu apenas dez e a culpa recaiu sobre a relatora de seu caso.
Ao jornal O GLOBO, Nei comentou com doçura o caso. Meu trabalho como compositor e escritor tem como razão principal minha condição de cidadão afrodescendente. “Quando tive a notícia da recusa, fiquei triste. Mas, logo em seguida, a relatora do processo me enviou uma longa mensagem me pedindo desculpas. Ela, inclusive, declarou-se conhecedora da minha obra e disse que foi levada a erro pelos propositores da homenagem”, disse.
– Feminismo negro: 8 livros essenciais para entender o movimento
O caso reforça, entretanto, o academicismo racista do nosso país. O juiz André Nicolitt, doutor em Direito e professor da Faculdade de Direito da UFF, criticou a decisão.
“O argumento da rejeição reforça uma visão de um Direito fechado em si, um tecnicismo incompatível com as exigências da nossa sociedade complexa, que necessita cada vez mais de interdisciplinaridade e atravessamento de saberes. Por que o Direito não pode beber nos saberes sobre a África, da realidade do subúrbio, da literatura? A África e a questão racial estão no centro de todos os problemas do Brasil. Nei Lopes, como pesquisador desses temas, é imprescindível para o Brasil, é um patrimônio nosso”, disse.
– Lélia Gonzalez: família lança acervo digital da obra e da trajetória da pensadora
Confira Silvio de Almeida falando sobre a obra de Nei:
Em sua obra que inclui mais de 37 livros e muitas composições, Nei Lopes inscreve-se no rol dos grandes nomes do pensamento social brasileiro, com contribuições na arte, na filosofia, nas ciências sociais e na história.👇🏿
— Silvio Almeida (@silviolual) July 9, 2021
A obra de Nei Lopes nos dá o direito fundamental de imaginar. Direito de imaginar um mundo de respeito pelo outro, de supremo respeito à vida e de deferência diante da morte; direito de imaginar um mundo de solidariedade, de igualdade e de amor. Vida longa ao mestre Nei Lopes.
— Silvio Almeida (@silviolual) July 9, 2021
– Samba: 6 gigantes do samba que não podem faltar na sua playlist ou coleção de vinil
E já que você chegou até aqui, aproveite para ouvir ‘Senhora Liberdade’, composição de Nei, na voz de Zezé Motta:
Viva Nei Lopes!
Publicidade
Barack e Michelle Obama são o casal mais poderoso do mundo e isso não se deve, necessariamente, ‘apenas’ ao fato...
Poucos momentos da história moderna foram tão importantes e, ao mesmo tempo, tão duros para quem os viveu de fato...
As equipes do hospital Grey Sloan Memorial em Seattle, nos Estados Unidos, estão se preparando para receber casos de...
Conhecemos Frida Kahlo por suas intensas pinturas, mas nem sempre temos a chance de ver fotografias que documentaram...
Quem mora em cidades – e nem precisa ser das maiores – provavelmente não sabe o que é o silêncio verdadeiro....
Durante 100 dias, o ilustrador filipino Terence Eduarte se propôs um desafio: ele criaria ilustrações de diversas...
A Nightmares Fear Factory é uma casa do terror com câmeras espalhadas estrategicamente pelo cenário, registrando...
Nesta semana de dia dos namorados, muitos festivais, lançamentos e, claro, boas opções de delivery para ficar os...
Em 1866, o pintor francês Gustave Courbet liderou o movimento do Realismo com o quadro a "Origem do Mundo", uma...