Debate

Noruega aprova lei que obriga a informar que uma foto foi alterada ou manipulada na internet

Vitor Paiva - 08/07/2021

O parlamento norueguês tomou uma decisão inédita a fim de combater a imposição de falsos parâmetros de beleza através das postagens de influencers e outros profissionais das redes – que mostram padrões que em nada são de fato padrões, mas que sim se apresentam como mentiras claras. A decisão do Stortinget, como é conhecido como o parlamento na Noruega, impõe que tais postagens tragam um aviso informando e divulgando que uma determinada imagem foi editada ou retocada.

Selfie

A nova lei norueguesa determina que uma foto deve informar que foi editada para as redes sociais

-Kim Kardashian ‘amputa’ dedo em foto no Instagram com excesso de Photoshop

A decisão essencialmente determina que sobre toda postagem em que a forma do corpo, o tamanho, a textura da pele ou outros elementos corporais tiver sido retocado, editado ou mesmo alterado através de um filtro ou de uma montagem, será exigida a inclusão de um rótulo determinado pelo Ministério das Crianças e Famílias do país. A nova legislação foi aprovada como uma emenda sobre lei prévia que regula o marketing no país, e decidida em votação acachapante, com 72 votos a favor e 15 votos contra – a emenda agora vai para as mãos de Haroldo V, rei da Noruega, que decidirá quando a lei entrará em vigor.

Kim Kardashian

Foto de Kim Kardashian que o excesso de Photoshop teria “amputado” um dedo

-Canal mostra beleza de Marilyn Monroe tratada no photoshop de acordo com padrões atuais

Segundo Kjell Ingolf Ropstad, atual ministro das Crianças e Famílias, a decisão responde a um caloroso debate atual no país a respeito justamente sobre as pressões impostas por tais caluniosos padrões oriundos da internet. “A pressão sobre o corpo sempre existiu, muitas vezes imperceptíveis, e é difícil combatê-la”, afirmou o ministro à matéria da VICE. “Um requerimento sobre postagens retocadas ou manipuladas é uma medida para combater tal pressão”.

Kjell Ingolf Ropstad, atual ministro das Crianças e Famílias

Kjell Ingolf Ropstad, atual ministro das Crianças e Famílias da Noruega © Divulgação

-Por que artistas e celebridades estão cada vez mais parecidas?

A nova legislação determina a exigência sobre, por exemplo, lábios aumentados, cinturas reduzidas, músculos exagerados no Photoshop, mas não se aplica a efeitos de iluminação, saturação ou ângulo. Quem não aderir nas mais variadas plataformas e redes sociais à decisão será punido com multas escalonáveis, mas curiosamente, segundo a imprensa norueguesa, a novidade foi celebrada pela maioria dos influencers locais, e vista como um marco importante para a melhoria geral da qualidade nas postagens.

Influencer

Os próprios influencers noruegueses teriam celebrado a decisão, em nome da qualidade das postagens

Publicidade

© fotos: Getty Images/créditos


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.