Ciência

O misterioso poço de Barhout, no Iêmen, cujo fundo ninguém jamais alcançou

Redação Hypeness - 02/07/2021

“Um poço cujo fundo ninguém jamais alcançou”. Parece uma frase vinda de um livro de fantasia, mas é um lugar de verdade. O poço de Barhout, na região de Al Mahara, no Iêmen, parece um mistério para a ciência. Com profundidade desconhecida, o poço é fonte de crenças místicas dos moradores da região.

– Palmeiras e calor? Os mistérios do Deserto do Saara egípcio 

Poço de Barhout, no Iêmen, é mistério no meio do deserto recheado de dúvidas

Com cerca de 30 metros de diâmetro e profundidade estimada entre 100 e 250 metros, o poço nunca foi explorado por cientistas. A exploração científica no país é dificultada por conta da guerra civil que se estende há 7 anos no Iêmen. Entretanto, há expedições marcadas para tentar conhecer as profundidades do local.

– Monte Fanjing: a montanha sagrada dos templos que mais parece saída de um sonho 

A tradição oral iemenita afirma que o poço abriga espíritos malignos e essa tradição é longa, porque os registros mostram que o poço de Barhout está ali há milhares de anos.

“A gente visitou a área e chegamos a adentrar o poço, alcançando cerca de 50 metros de profundida. Percebemos algumas coisas estranhas lá dentro”, afirmou à AFP Salah Babhair, diretor geral de pesquisa mineral e geológica de Al Mahara. Segundo o pesquisador, há pássaros e outros seres voadores em Barhout, mas não é só isso.

– Portal com ‘segredos do Universo’ atrai milhares de visitantes ao Sri Lanka

“Também sentimos um cheiro bem diferente. É uma situação misteriosa. Além disso, é muito profundo. É difícil chegar ao fundo justamente por conta da falta de oxigênio e ventilação”, completou o pesquisador.

Várias expedições em drones foram enviadas o local, mas a falta de luz impede que registros sejam feitos:

O calor no deserto da península arábica também dificulta as expedições ao local. Outra pergunta que os cientistas pretendem responder é o cheiro insuportável de putrefação que sai de dentro do poço de Barhout. Até lá, nos mantemos com as dúvidas sobre esse curioso local que reserva mais um grande mistério sobre o nosso planeta.

Publicidade

Fotos: Reprodução/TV Almariah


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Pesquisadores encontram caverna que serviu de casa para rei do século IX