Inspiração

Olimpíadas: quem são as medalhistas tão jovens quanto Fadinha

Yuri Ferreira - 29/07/2021 | Atualizada em - 30/07/2021

Aos 13 anos e 203 dias de idade, a brasileira Rayssa Leal se tornou a mais jovem medalhista olímpica da história do Brasil após conquistar a prata no skate. E o ouro na modalidade também foi conquistado por outra jovem: Momiji Nishiya, japonesa, se tornou a segunda medalhista de ouro mais jovem da história, aos 13 anos e 329 dias.

Rayssa Leal se tornou a medalhista mais jovens das Olimpíadas desde 1936. Hoje, vamos falar sobre alguns dos medalhistas mais jovens da história, a partir de Fadinha:

8. Marjorie Gestring (13 anos e 267 dias de idade)

Gestring é a mais jovem medalhista de ouro da história dos Jogos

Marjorie Gestring é a mais jovem atleta a ganhar um ouro nas Olimpíadas. Aos 13 anos de idade, a alemã ganhou a prova no Trampolim das sombrias Olimpíadas de 1936 na Alemanha. Ela nunca mais participou de competições olímpicas por conta da Segunda Guerra Mundial.

7. Rayssa Leal (13 anos e 203 dias)

Rayssa Leal, nossa fadinha, se tornou a brasileira mais nova da história a ganhar uma medalha

A nossa fadinha se tornou a mais jovem medalhista da história desde Gestring, conquistando a prata no skate. Dois meses mais jovem que a alemã, Rayssa fez história ao conquistar o vice-campeonato na categoria estreante nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

6. Clara Marangoni (12 anos e 270 dias)

Clara Marangoni fez parte da equipe italiana de ginástica que levou a prata nos Jogos Olímpicos de Amsterdã, que foram disputados em 1928. O time da Itália era composto por duas meninas ainda mais jovens que ela, que ainda aparecerão nessa lista.

5. Noël Vandernotte (12 anos e 233 dias)

Noel era considerado um amuleto do time de remo da França em 1936

Noel Vandernotte conquistou dois bronzes no remo durante as Olimpíadas de 1936, na Alemanha. O francês, entretanto, não era lá um grande remador per se. Ele foi utilizado pelo time por seu peso; era muito leve e, portanto, reduzia o peso do barco, tornando a remada mais fácil.

4. Ines Vercesi (12 anos e 217 dias)

Ines Vercesi competiu junto de Clara Marangoni na equipe italiana da ginástica que conquistou a prata nos Jogos Olímpicos de 1928.

3. Inge Sorensen (12 anos e 24 dias)

Ela foi a nadadora mais jovem a conquistar uma medalha em esporte individual nas Olimpíadas

As Olimpíadas de 1936 foram as melhores para os menores de 14 anos. A nadadora dinamarquesa conquistou o bronze nos 200 metros peito e acabou se tornando a mais jovem medalhista da história a conquistar uma prova feminina individual na história dos Jogos.

2. Luigina Giavotti (11 anos e 302 dias)

Time olímpico de ginástica da Itália durante as Olimpíadas de 1928

Luigina Giavotti conquistou a prata junto de Clara Marangoni e Ines Vercesi na Ginástica durante os Jogos Olímpicos de 1928, em Amsterdã, sendo a mais jovem medalhista do sexo feminino da história.

1. Dimitrios Loundras (10 anos e 218 dias)

Ele foi o mais jovens medalhista olímpico e participante da história dos Jogos. Acreditamos que ele não tinha bigode durante as Olimpíadas de 1896

Dimitrious Loundras dificilmente será atingido no seu recorde de medalhista mais jovem da história das Olimpíadas. Ele conquistou o bronze na ginástica de equipe nos Jogos Olímpicos de Atenas – não, não os de 2004, mas os de 1986. O jovem fazia parte da equipe grega da ginástica e acabou se consagrando com o recorde justamente nas primeiras Olimpíadas da história moderna. Ele também é a pessoa mais jovem a participar dos jogos.

Publicidade

Fotos: Destaques: © Getty Images Foto 1 e 2: © Getty Images Fotos 3, 4 e 5: Wikimedia Commons


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness.