Inovação

Ônibus de Salvador circulam com filtro contra covid em veículos com ar-condicionado

Vitor Paiva - 16/07/2021

Uma das frotas de ônibus municipais da cidade de Salvador anunciou uma novidade importante para o combate à Covid-19 em um dos contextos de maior disseminação do vírus: o ar-condicionado dos veículos operados pela empresa Ótima Transporte (OT Trans) na capital baiana passarão a funcionar com um filtro especial capaz de eliminar o vírus. Segundo a notícia divulgada recentemente, a tecnologia é capaz de eliminar 99,9% das cargas virais presentes no ambiente fechado e lotado dos ônibus.

ônibus da ÓTima em Salvador

92 ônibus da Ótima já oferecem o filtro especial © Divulgação

-Arquitetos lançam projeto que transforma ônibus em hospitais móveis em parceria com a USP

E não somente: o produto é capaz de também eliminar, de acordo com o anúncio, 80% dos fungos e bactérias que costumam circular no ar dos veículos que contarem com o Equipamento de Proteção Coletiva (EPC). O sistema de filtragem foi desenvolvido pela startup Salvar, em parceria com o Senai Cimatec e testado e patenteado com investimento Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), e já se encontra funcionando em 92 ônibus da empresa – a novidade funciona nos veículos que operam com ar-condicionado.

Mulher em ônibus

O filtro não diminui a necessidade do uso de máscaras e da higienização das mãos © Getty Images

-Coronavírus: Ruanda tem pias para lavar as mãos antes de entrar em ônibus

“Colocando o nosso filtro, o ar que fica sempre circulando dentro do ônibus e que pode estar contaminado é puxado pelo ar-condicionado, passa pelo filtro e tem 99,9% da carga viral eliminada. Depois, ele volta para o ônibus. Ou seja, vem para o aparelho contaminado e volta filtrado”, afirma Loyola Neto, CEO da Salvar. Segundo Neto, o filtro é feito por um tecido especial, incorporado com ions de prata capazes de reter o vírus, os fungos e bactérias. “É como se o filtro tivesse um monte de espinho e, na hora que o vírus bate, a membrana dele é rompida, eliminando ele”, afirmou.

cidade de Salvador

A Ótima é uma das maiores empresas de ônibus da cidade de Salvador © Getty Images

-Pesquisadores de Harvard e Massachusetts desenvolvem máscara que pode detectar Covid-19

A eficácia do filtro é ainda mais importante diante do resultado de pesquisas recentes, que confirmam que os terminais de ônibus são um dos pontos comuns de maior transmissão da Covid-19 nas cidades. É importante frisar, no entanto, que a instalação dos filtros não reduz em nada a necessidade de manter os cuidados gerais contra o contágio e a disseminação do vírus, como o uso de máscaras e a higienização das mãos – lembrando que a transmissão mais comum não é pelo ar, mas sim diretamente através de gotículas. Das 100 linhas que a OT Trans opera por Salvador, 15 contam com ar-condicionado, e passarão a funcionar com o EPC – e, portanto, com menos Covid-19.

Publicidade

© fotos: créditos


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é mestre e doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Publica artigos, ensaios e reportagens, é autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
‘Bengala inteligente’ para deficientes visuais é novo golaço da ciência