Sustentabilidade

Orcas brancas raras são vistas nadando no mar do Japão

Redação Hypeness - 28/07/2021

Um par da baleias orcas brancas foram avistadas na costa de Hokkaido, ilha mais ao norte do Japão. O animal foi visto por observadores de cetáceos que navegavam na região. Só existem oito registros desses mamíferos em vídeo e o fato é digno de notícia. Essas baleias têm a condição de albinismo e, segundo os pesquisadores, isso é raríssimo.

– Brasil registra recorde de baleias encalhadas; entenda fenômeno 

Todas as baleias orcas possuem essas marcas na pele, mas albinismo acaba expondo as manchas que parecem cicatrizes

Os animais foram registrados pelo barco de observação de baleias Gojiraiwa Kanko que estava em águas da cidade de Rausu, um dos municípios mais próximos das ilhas Curilas, que separam o Japão da Rússia. A região, uma dos principais pontos de defesa do Pacífico Norte, é o principal local de observação de baleias orcas no mundo.

“Foi o melhor dia de todos. Essa é a primeira vez que duas orcas brancas foram vistas ao largo da costa do Japão”, afirmou Mai, uma das funcionários do barco.

– Baleias jubarte vivem insegurança alimentar em nova crise provocada por emergência climática

O avistamento foi feito no último dia 24 e surpreendeu os observadores. Não há a confirmação se os animais eram albinos – em que todo o corpo tem um deficit de melanina – ou possuíam leucismo, também conhecido como albinismo parcial. Somente a observação dos olhos desses animais poderia confirmar a dúvida dos pesquisadores, mas as imagens não deixam essa diferença clara.

Confira as postagens no Facebook do avistamento no Gojiraiwa Kanko:

– Homem engolido por baleia responde perguntas sobre experiência bizarra 

Segundo Erich Hoyt, especialista em mamíferos aquáticos, a região do Pacífico Norte é o habitat da maioria das baleias albinas. O pesquisador afirma que a condição é resultado da consanguinidade entre baleias que se reproduziram. “Essas orcas de Hokkaido com a coloração similar ao do albinismo talvez estejam vindo das águas russas, mas não conseguimos aferir com precisão no momento”, explicou ao LiveScience.

Publicidade

Fotos: Créditos a Gojiraiwa Kanko


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.