Sustentabilidade

Pantanal deve sofrer com incêndio mais intenso do que pior destruição do século

Redação Hypeness - 19/07/2021

Os especialistas em meio-ambiente já se preocupam com o futuro do Pantanal, bioma brasileiro que já sofreu com queimadas históricas no ano de 2020. A região do Centro-Oeste já passa por uma seca e com a continuidade da atividade dos fazendeiros e grileiros criminosos, a expectativa é que 2021 seja um outro ano complicado para a existência desse patrimônio da natureza brasileira.

– Animais em extinção: incêndios no pantanal colocam onça-pintada em risco

Brigadistas de incêndio combatem incêndio no Pantanal do Mato Grosso do Sul

Segundo a ONG SOS Pantanal, a secura do inverno brasileiro – que tem causado escassez nos reservatórios, ameaça de crise hídrica e um grande aumento no valor da conta de luz – está proporcionando o cenário perfeito para queimadas ainda mais graves no bioma.

– Como Ricardo Salles, com pedido de afastamento pelo MPF, degradou ainda mais o meio ambiente

“A expectativa para esse ano é que os incêndios sejam fortes novamente porque está mais seco que no ano passado, quando tivemos a pior seca dos ultimos 47 anos”, afirma Gustavo Figueroa, biólogo SOS Pantanal ao Brasil de Fato.

Incêndios no Pantanal são chaga aberta da recente história de desastres ambientais no nosso país

No ano passado,25% ou um quarto do Pantanal desapareceu do mapa consumido pelas chamas, que se originaram em queimadas ilegais comandadas por fazendeiros. Os dados apontam que 4,5 milhões de hectares ou 30 cidades de São Paulo de Pantanal foram absolutamente sequestrados pelo clima.

– Brasil pode sofrer boicotes comerciais por gestão desastrosa do meio ambiente

“As instituições estão mais preparadas este ano, não apenas as organizações não governamentais, mas governos estaduais e municipais estão mais alertas”, afirma Figueroa.

O governo sul-mato-grossense já declarou um estado de emergência de 180 dias para facilitar a chegada de recursos de Brasília para o combate ao fogo. Vale lembrar que, no ano passado,  a gestão Jair Bolsonaro cortou recursos das brigadas anti-incêndio do Ibama durante a contenção das queimadas do Pantanal.

Publicidade

Fotos: Divulgação/Corpo de Bombeiros de MS


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Peixe tropical de quase 50 kg é achado em praia da costa oeste dos EUA