Ciência

Peixe raro que vive a 700 metros de profundidade é encontrado em praia no Piauí

Redação Hypeness - 08/07/2021 | Atualizada em - 15/07/2021

Apesar de imenso, o peixe-lua é um animal pouco visto, normalmente encontrado nas profundezas do oceano – recentemente, porém, esse que é o maior peixe ósseo conhecido foi encontrado longe do fundo do mar, mas sim no litoral do Piauí. Um exemplar do animal conhecido pelo nome científico de Mola mola foi descoberto por moradores na Praia do Coqueiro, no município de Luís Correia, ao norte do estado, no último dia 1º e, ainda que tenha sido encontrado com vida, o animal veio a morrer algumas horas depois.

Peixe-lua descoberto no Piauí

O exemplar do Peixe-lua foi descoberto no Piauí por locais © reprodução/vídeo

-Pescadores perdem bolada por erro no trato de atum azul; peixe foi vendido por R$ 1,8 mi no Japão

O peixe-lua é um gigante, e pode superar três metros de comprimento bem como ir além da marca de uma ou duas toneladas em seu peso – o exemplar encontrado no Piauí foi transportado para ser conservado em uma câmara fria a fim de se tornar material de estudo e pesquisa, mas ainda não havia sido pesado quando do fechamento dessa matéria. Segundo especialistas, essa é a primeira vez que o animal é encontrado com vida no litoral piauiense: em circunstâncias anteriores exemplares do peixe foram encontrados já em decomposição ou somente em carcaça.

Peixe-lua descoberto no Piauí

O animal foi encontrado ainda com vida, mas faleceu horas depois © reprodução

-Espécie que mora do ponto mais fundo da Terra é encontrada com plástico no estômago

Habitante dos mares tropicais e temperados, o Peixe-lua é da família dos Molidae, e costuma viver em profundidades entre 250 e 700 metros em média, podendo descer, porém, até 1000 metros ao fundo do mar. Existem somente 5 espécies de Peixe-lua no mundo e, apesar da aparência exótica, trata-se de um animal comestível – por suas dimensões, o peixe passou recentemente a ser objeto de cobiça de pescadores especialmente na região de Taiwan.

Peixe-lua

A posição em que o animal nada pelas profundezas do oceano © Wikimedia Commons

-Pescador conta como foi ser engolido por uma baleia jubarte

Segundo testemunhas, especialistas do Instituto Tartarugas do Delta ainda tentaram transportar o animal no Piauí enquanto se debatia, para tentar recuperá-lo, mas sem sucesso. O peixe-lua descoberto tem 1,5 metro, e a primeira análise sugere que o animal tenha chegado às areias da Praia do Coqueiro por uma correnteza inesperada e especialmente forte. Recentemente, um outro Peixe-lua foi encontrado em Fortaleza, em março desse ano, já sem vida, por um surfista.

Peixe-lua

A dimensão do peixe, em aquário no México – em comparação ao tamanho dos seres humanos diante do vidro © Wikimedia Commons

Publicidade

© fotos: créditos


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.