Ciência

Peixinhos dourados se tornam gigantes ao serem jogados em lago nos EUA

Vitor Paiva - 23/07/2021

Uma infestação de peixes grandes em um lago na região da cidade de Burnsville, ao sul de Minneapolis, nos EUA, revelou uma inesperada origem: os animais eram anteriormente meros peixinhos dourados de aquário, que foram lançados nas águas naturais e cresceram em proporção impressionante. Além de espantar pela transformação, os animais soltos podem se tornar verdadeiras ameaças de desequilíbrio em diversos sentidos para os animais e a qualidade da água.

Peixes dourados gigantes nos EUA

Os peixes cresceram de 3 a 6 vezes depois de jogados no lago nos EUA

-Peixinho dourado que nasceu sem mandíbula inferior ganha prótese improvisada com cartão de crédito

O alerta foi dado pela prefeitura da cidade através do Twitter: “Por favor, não solte o seu peixinho dourado de estimação em lagoas e lagos!”, comentou o perfil oficial no último domingo. “Eles crescem maiores do que você pensa e contribuem para a má qualidade da água, limpando os sedimentos do fundo e arrancando as plantas”, concluiu o tweet: o apelo era aos moradores de Burnsville e da vizinha Apple Valley, no estado de Minnesota, de onde acredita-se que os animais tenham vindo.

Peixes dourados gigantes nos EUA

De 5 cm, os peixinhos dourados chegaram a 30 cm em alguns casos

-Pirarucu misterioso encontrado na Flórida causa temor por desequilíbrio ambiental

A denúncia de que poderia estar acontecendo uma infestação no lago Keller veio dos próprios moradores, e foi confirmada a partir do trabalho de uma empresa especializada no controle de pragas hídricas – para o espanto de todos, os imensos animais eram peixinhos dourados. O crescimento dos animais é proporcional à ameaça que a presença desenfreada da espécie causa nos ecossistemas – em nada o peixinho inofensivo que aparentam ser quando nos aquários domésticos.

Peixes dourados gigantes nos EUA

A pandemia agravou a quantidade de animais dispostos irregularmente nas águas do lago

-Banhistas encontram maior peixe ósseo do mundo morto em praia do Ceará

Segundo especialistas, o animal comumente da espécie Carassius auratus não passa de 5 a 10 cm quando nos aquários, mas no lago Keller os animais superaram 30 cm de tamanho. Acredita-se que os animais tenham sido simplesmente dispensados nas águas, por quem os tinha em casa mas desistiu de manter a criação – situação que se agravou recentemente por conta da pandemia. Além de ameaçar as plantas e animais quando em locais inapropriadas, o peixinho dourado pode também piorar a própria qualidade das águas.

Peixes dourados gigantes nos EUA

Os animais provocam desequilíbrio em todos os aspectos nas águas da região

Publicidade

© fotos: Divulgação/Prefeitura de Burnsville


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.