Ciência

Pesquisadores encontram caverna que serviu de casa para rei do século IX

Redação Hypeness - 22/07/2021

Arqueólogos da Royal Agricultural University (RAU) e da Wessex Archaeology, instituição britânica de pesquisa e arqueologia, descobriram que uma caverna antes datada como do século XVIII, pertence, na verdade, ao começo da Idade Média, por volta do século IX. A construção, que fica ao sul de Derbyshire, no Reino Unido, era a casa do Rei Eardwulf, líder do reino medieval da Nortúmbria, que ficava ao norte da Inglaterra.

A descoberta foi publicada no “Proceedings of the University of Bristol Speleological Society”. 

O incrível templo construído para um rei dentro de uma caverna na Tailândia

Nossas descobertas mostram que é mais provável que este estranho pequeno edifício cortado na rocha em Derbyshire é seja século IX do que do século 18, como todos pensavam originalmente”, afirmou Edmund Simons, autor da pesquisa, em um comunicado. “Isso o torna provavelmente a residência intacta mais antiga do Reino Unido – com portas, piso, telhado, janelas etc. – e, além disso, pode muito bem ter sido vivido por um rei que se tornou um santo!”, completou. 

O cientista se refere a São Hardulph, nome que o rei Eardwulf teria recebido ao ser santificado. Em vida, ele foi preso por um tempo em uma cela próxima ao rio Trento, em um penhasco. O local bate com a descrição da caverna. 

Fantásticas fotos da recém-descoberta maior caverna do mundo

As semelhanças arquitetônicas com edifícios saxões, e a associação com Hardulph/Eardwulf através de documentos históricos, tornam convincente o caso de que essas cavernas foram construídas, ou ampliadas, para abrigar um rei exilado. Não era incomum que a realeza destituída ou aposentada assumisse uma vida religiosa durante este período, ganhando santidade e, em alguns casos, a canonização”, explicou.  

Com o auxílio de equipamentos tecnológicos, a equipe conseguiu avaliar o terreno do lugar e reconstruir a planta da casa, que possuía três quartos e um oratório. Imagina-se que a caverna, com suas janelas e portas estreitas e um pilar característico de construções da época, tenha sido terminada pelo rei Wiglaf, comandante do reino de Mércia.

Publicidade

Fotos: Edmund Simons / Royal Agricultural University


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Quase 100% das nossas preocupações não se concretizam, diz estudo