Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Com a implantação do ‘Programa Olho Vivo’, a Polícia Militar de São Paulo atingiu o menor nível de letalidade dos últimos anos. Agora, os agentes de segurança são equipados com câmeras que registram todo o turno das suas ações e a política já mostra sua eficácia em reduzir os assassinatos causados pela PM.
– Pesquisa relaciona truculência policial e raça: 85% das pessoas abordadas são negras
Batalhões mais violentos da PM passaram a utilizar câmeras que registram integridade dos turnos; até o fim do ano, todos os policiais militares usarão equipamento
Dados obtidos em primeira mão pela Folha de São Paulo apontam que junho de 2021 foi o mês menos letal da polícia desde maio de 2013. Naquela data, foram 17 assassinatos causados por fardados no estado de São Paulo. No mês passado, foram 22. O número é uma redução drástica em comparação com a média mensal de 2021, na casa de 50 mortes. A principal motivação para a queda nas mortes é a adoção de câmeras.
– Jovem negro denuncia violência da Polícia Militar com ensaio fotográfico poderoso
As informações corroboram a prévia de que as Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (ROTA) haviam zerado suas mortes por duas semanas após a implantação da política de gravação da integridade do turno.
Antes do Olho Vivo, os policiais decidiam quais eram os momentos do turno que seriam gravados. Agora, a câmera e sua gravação são quase como o uniforme do PM: são ligadas logo no começo do turno e somente ao final do expediente são desligadas.
“O mais importante é que mudamos o sistema. E as câmeras estarão gravando tudo. Esse novo sistema permite a gravação involuntária. Ou seja, a câmera começa a gravar a partir do momento que o policial ou a policial a coloca no uniforme e sai para trabalhar”, disse o coronel Robson Cabanas Duque, coordenador do Programa Olho Vivo, ao G1.
– iPhone tem atalho que pode combater violência policial: ‘Ei Siri, tô tomando um enquadro’
Com a redução do número de mortes, a PM paulista pode deixar de ser um exemplo negativo: a Polícia Militar de São Paulo é um das mais letais de todo o mundo, mas a adoção da nova política pode indicar um novo caminho para a gestão de segurança pública no estado.
Publicidade
O Brasil acordou órfão de parte importante de sua história. Na semana em que se celebra mais um aniversário da...
Os zoológicos já não gozam da popularidade de outros tempos. Pelo menos não no formato tradicional. Fruto do...
A polícia francesa está investigando mais de 150 casos de mutilações de cavalos nos últimos meses. Orelhas e...
O período da maternidade está transformando e chamando ainda mais atenção para a vida de Kylie Jenner. Estrela de...
Antes de dar vazão a seu alter ego e assumir a figura da drag queen Gloria Groove, atual fenômeno da música pop,...
Como um dos principais centros de produção e venda de cocaína, é natural que se localize na Bolívia, mais...
Brie Larson vai ser a estrela do primeiro filme da Marvel protagonizado por uma super herói do sexo feminino. Em meio...
A instauração de uma medida inédita no estado do Rio de Janeiro, a Intervenção Federal, que transfere a...
Lembra de Bruno de Melo Silva Borges? Se eu disser ‘Menino do Acre’ é capaz que você se recorde da história que...