Sustentabilidade

Restos de biquíni viram tapetes e pulseiras na mão de artesãos

Redação Hypeness - 19/07/2021

Para fazer uma peça de biquíni, muito pano é cortado e jogado fora. Entretanto, essas sobras de tecido podem ter um outro fim. Foi pensando nisso que uma empresa de biquínis de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, decidiu dar uma solução logística para o seu excedente de tecido e assim incentivar, além das boas ações, um desperdício menor em nosso planeta.

– Biquíni feito em nylon biodegradável se decompõe em 3 anos

A Beijo do Sol passou a distribuir gratuitamente seu excedente de tecido para artesãos do interior paulista, que passaram a transformar os retalhos em colchas, tapetes, roupas e pulseiras incríveis. A história foi publicada originalmente no site CicloVivo.

Peças de artesanato produzidas com retalhos oriundos dos biquínis Beijo do Sol

Segundo a Beijo do Sol, são mais de 500 quilos de retalhos distribuídos ao redor de diversas cidades do interior paulista. A empresa passou, então, a transformar seu lixo em uma forma de criar renda para a região de forma sustentável.

– Mulher compra seu primeiro biquíni aos 31 anos e compartilha sua jornada de aceitação e autoestima

“As sobras de tecidos usados em nossas coleções são sempre destinadas as pessoas que fazem tapetes e pulseiras, justamente para que, ao invés de serem descartadas no meio ambiente, tornem-se fonte de renda para quem mais precisa neste momento difícil que vivemos”, explica Érika Nogueira Bianchini, diretora financeira da Beijo do Sol, ao CicloVivo.

“Está sendo muito bom e gratificante pra mim. Chega a ser terapêutico, porque, além de ocupar a cabeça, ganho meu dinheiro honesto e ajudo minha família. Sem o repasse de retalhos e as facilidades da internet, eu não conseguiria me manter em casa trabalhando e protegida do vírus”, contou Karina Fonseca, moradora de Votuporanga que trabalha com os retalhos.

– Empresa fabrica e doa gratuitamente escovas de dente de bambu para combater plástico

Além de acelerar a economia provendo o consumo consciente, os retalhos dos biquínis reduzem o impacto da indústria da moda no meio-ambiente e provam ser um caminho possível para uma economia sustentável.

Publicidade

Fotos: Divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.