Inovação

Saiba mais sobre o carro voador que viajou com segurança e tranquilidade entre duas cidades por 35 minutos

Vitor Paiva - 08/07/2021 | Atualizada em - 13/07/2021

O desenvolvimento de um projeto viável, seguro e eficaz para um carro voador progride em passos largos – ou melhor, em voos longos – e o último e bem-sucedido teste realizado por um veículo da empresa Klein Vision comprova que, mais do que próximo, esse futuro já chegou, e chegou voando. No final do mês de junho o engenheiro e designer Stefan Klein, também fundador e CEO da empresa, realizou um voo entre as cidades de Nitra e a capital Bratislava, na Eslováquia – percorrendo com segurança, estabilidade e tranquilidade uma distância que em uma estrada seria de cerca de 93 km por 35 minutos em seu carro voador.

AirCar

O AirCar, carro voador desenvolvido pela Klein Vision © divulgação

-Embraer divulga vídeo com detalhes de 1ª carro voador elétrico

Intitulado AirCar, o carro foi projetado por Klein e alcançou, durante a viagem que sucedeu de um aeroporto internacional a outro em cada ponta da viagem, máximas de velocidade de 170km/h, suportando transportar até 200kg em uma altura de cerca de 2.500 metros. Segundo o projetista, o veículo possui autonomia de voo de até 1000 km e funciona como uma espécie de Transformer da vida real: com o simples acionar de um botão, um carro normal expande seu aerofólio traseiro e desdobra duas asas em suas laterais para, em pouco mais de 2 minutos e 15 segundos, se transformar em um pequeno avião.

AirCar voando

O voo de 35 minutos se deu de forma segura e estável © reprodução

AirCar e avião

A comparação em dimensão e estabilidade com um pequeno avião © reprodução

-Carro voador é testado com sucesso no Japão

E o mesmo vale para retornar à forma de um carro, após o pouso, em processo também automatizado e disparado por um botão. O AirCar precisa de uma boa pista para ganhar velocidade e decolar e, se alguém considera o voo completado com sucesso exemplar no último dia 28 de junho um teste ainda curto e restrito, vale frisar que esse foi o 142º voo bem-sucedido realizado pelo protótipo, que já atravessou mais de 40 horas totais de voo e se apresenta como um dos mais viáveis e eficazes modelos de carro voador em teste na atualidade.

O protótipo vem sendo desenvolvido há 4 anos, por um custo de cerca de 2 milhões de libras – equivalente a cerca de 14 milhões de reais – e utiliza gasolina como combustível principal. Os estudos de Klien e sua companhia pelo desenvolvimento de um carro voador remontam, porém, ao final dos anos 80, quando seus primeiros modelos foram testados. No último teste, ao fim do voo, o avião se transforma em carro – que ganha as estradas e chega ao seu destino final sem dificuldade.

Painel do AirCar

O painel é simples como o de um carro comum © divulgação

Decolagem do AirCar

A decolagem exige uma pista curta de 300 metros de extensão © divulgação

-Aviões que não poluem podem se tornar realidade; entenda projetos

Além das asas retráteis e da cauda dobrável, o AirCar apresenta um sistema de paraquedas para segurança do piloto e eventuais passageiros. Um novo modelo já em desenvolvimento virá com maior potência e autonomia de voo, para alcançar velocidades de até 300km/h durante os voos com um motor de 300 cavalos, capaz de decolar os 1.100 kg do modelo em uma pista de somente 300 metros.

AirCar voando

Os próximos modelos do AirCar serão ainda mais potentes e seguros, segundo a empresa

Publicidade

© fotos: créditos


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é mestre e doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Publica artigos, ensaios e reportagens, é autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Pets: com volta ao normal, escritórios no Reino Unido passam a permitir cães no trabalho