Ciência

SC registra mais de 500 meteoros e estação bate recorde; veja fotos

Redação Hypeness - 30/07/2021

O número impressionante de 550 meteoros foi registrado por uma estação de monitoramento em Monte Castelo (SC) nas madrugadas de terça (27) quarta-feira (28). Especialistas acreditam que os picos de duas chuvas de meteoros – Delta Aquáridas do Sul e a Alfa Capricórnidas – podem ter causado o fenômeno no estado brasileiro. 

“Eu nunca tinha registrado tantos meteoros de uma vez. Nas noites anteriores, eu já estava conseguindo um número legal, entre 90 e 100. Mas pular para 400 foi uma surpresa. São meteoros de diversos radiantes, mas principalmente da Delta Aquáridas”, disse Jocimar Justino, proprietário da estação, em entrevista ao UOL. 

– Meteoro explode no meio de entrada ao vivo de repórter; veja vídeo

Ele afirma ainda que o tempo nublado, que levou nuvens para a região, atrapalhou a captação e a visualização dos meteoros – mas imagina então como seria com o tempo limpo!

Apesar das captações no sul, os meteoros podem ser vistos de todo o país

– Vídeo mostra meteoro caindo em cidade do interior; velocidade impressiona

O que mais roubou a cena no céu nublado foi a fireball (bola de fogo), registrada às 2h05 de quarta-feira. Trata-se de um meteoro maior e muito luminoso, em comparação com os demais. É possível identificá-lo por meio de um rastro ionizado colorido que ele deixa no céu. 

Pelo menos três estações na região sul registraram o fireball: Bramon (Rede Brasileira de Observação de Meteoros, na sigla em inglês) em Camboriú (SC); Torres (RS) e Taquara (RS). Cálculos estimam que este meteoro super brilhante percorreu 61 km sobre a Região Metropolitana de Florianópolis por pelo menos 2,7 segundos, a uma velocidade de 22,7 km/s (81,7 mil km/h).

– Meteoro que caiu no RS pesa 1 tonelada e tem o tamanho de uma pessoa adulta; veja vídeo

Para aqueles que conseguiram ver o fenômeno ao vivo, há oportunidades nas três próximas noites de inverno em todo o Brasil. Não é preciso de equipamentos especiais, pois os meteoros podem ser vistos a olho nu.

Publicidade

Fotos: Reprodução / @meteorosmontecastelosc


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.