Diversidade

Sérgio Mamberti, do ‘Castelo Rá-Tim-Bum’, revela ser bi e fala de companheiro de 37 anos

Redação Hypeness - 14/07/2021 | Atualizada em - 16/07/2021

Conhecido por dar vida ao Doutor Victor no “Castelo Rá-Tim-Bum”, seriado que marcou a infância de todo mundo que tem pelo menos 30 anos, Sérgio Mamberti revelou ser bissexual. Ele falou ao Notícias da TV sobre o relacionamento de quase 40 anos com Ednaldo Torquato, morto em 2019. 

“Não adianta se esconder”, disse Mamberti, que também homenageou a esposa Vivian Mehr, morta em 1980. 

“A Vivian e eu ficamos 18 anos juntos, até a morte dela. Ela me deu três filhos. Eu tinha uma parceria extraordinária com ela. Nós tínhamos uma sincronia de pensamentos e de criatividade, embora fossemos bem diferentes”, contou o ator ao Notícias da TV. Ele revelou ainda ter passado dois anos de luto.

Leia também: Frida Kahlo: bissexualidade e o casamento tumultuado com Diego Rivera

Artista pela diversidade 

Sérgio Mamberti está com 82 anos. Considerado um dos maiores artistas de seu tempo, o ator é figura presente em debates políticos do Brasil, sobretudo em defesa das artes e da diversidade, desde meados do século 20. Ele acaba de lançar a biografia “Senhor do Meu Tempo”, pelo selo Edições Sesc. 

Mamberti conta que os três filhos do primeiro casamento – Fabrício, Carlos e Eduardo – sempre souberam de sua bissexualidade. “Como é que eu ia esconder dos meus filhos que eu estava com um companheiro, sendo que ele morava comigo?”, explica ele, também ao Notícias da TV.

– ‘Ex-Chiquititas’ fala sobre bissexualidade e critica preconceito social

O Doutor Victor, do ‘Castelo Rá-Tim-Bum’

Sérgio Mamberti e Ednaldo Torquato adotaram Daniele. O ator lembra hoje do segundo parceiro com tristeza. “O Ed era bem mais jovem que eu, mas o final da vida dele também foi complicado. Ele entrou num processo depressivo e não conseguia, profissionalmente, se estabelecer. Então, ele teve uma síndrome que se chama Wernicke-Korsakoff”, pontuou na entrevista. 

O problema de saúde que afetou Torquato consiste na combinação de duas doenças, um estado de confusão aguda (encefalopatia de Wernicke), com um tipo de amnésia de longo prazo denominada síndrome de Korsakoff.

Em seu livro, Sérgio Mamberti fala dos dois parceiros com carinho no livro. “Sei que nunca vou me recuperar dessas duas perdas, mas a vida exige coragem e esperança para seguir em frente”, arrematou ao Notícias da TV.

Publicidade

Fotos: foto 1: Reprodução/Instagram/foto 2: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Olimpíadas: narradora usa pronome neutro em transmissão e viraliza por respeitar identidade de atleta