Debate

Suécia fica perplexa com 1ª morte a tiros de policial em 14 anos

Redação Hypeness - 02/07/2021

A Suécia registrou a primeira morte de um policial por armas de fogo desde 2007. Um policial foi assassinado em um tiroteio na periferia de Gotemburgo, no bairro de Biskopsgarden. O oficial entrou em conflito com gangues e acabou não resistindo aos ferimentos causados pelo tiro.

– Mulher negra faz história ao se colocar a frente de 330 nazistas em manifestação na Suécia 

Segundo as informações da imprensa local, o agente de segurança tinha cerca de 30 anos de idade e prestava serviços na comunidade de Biskopsgarden.

Curioso: em país com baixa letalidade policial, poucos policiais morrem em combate; assassinato causou indignação entre agentes de segurança

O crime acabou causando grande mobilização dos agentes de segurança pública, gerando manifestações em grandes cidades do país nórdico.

– Suécia atingiu desenvolvimento através do olhar social de Alva Myrdal, vencedora do Nobel da Paz 

O primeiro ministro interino do país disse que o crime foi um ataque contra a sociedade sueca. “É com grande tristeza e consternação que recebemos a notícia de que um policial foi morto a tiros na noite passada. Jamais vamos recuar na luta contra o crime organizado”, disse o social democrata Stefan Lofven em entrevista coletiva nessa quinta-feira.

As autoridades do país investigam a morte do policial, mas não tem suspeitos acusados por enquanto. Segundo o chefe da polícia de Gotemburgo, é possível que se trate de um crime premeditado, mas também não existem evidências substanciais dessa tese.

Esse é o terceiro policial sueco que morre por arma de fogo nas últimas duas décadas, mostrando que a segurança pública do país funciona.

– Pesquisa relaciona truculência policial e raça: 85% das pessoas abordadas são negras 

A letalidade policial na Suécia também é baixa: em 2019, somente uma pessoa foi assassinada por policiais em todo o país. No Brasil, a taxa de mortes por milhão causada pelas forças de segurança é 276 vezes maior do que no país nórdico.

 

Publicidade

Fotos: © Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Joice Hasselmann exibe troca de mensagens com marido; deputada diz que enviará conteúdo a polícia