Debate

Tina Turner toma uma atitude e aciona advogados contra ‘A Vida de Tina’

06 • 07 • 2021 às 19:31 Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

As atrizes responsáveis pelo ótimo perfil “A Vida de Tina” no Instagram foram notificadas pelos advogados de ninguém menos que Tina Turner. A notificação extrajudicial nada tem a ver com a culpa burguesa ou com o conteúdo produzido nas redes sociais – que, aliás, nunca citou a cantora americana – e sim uma questão de marca.

Quando Isabela Mariotto, que interpreta a personagem Tina, e Júlia Burnier, responsável pela dublagem, foram registrar a marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial, o INPI, como “serviços de entretenimento”, prontamente foram acionadas pelos advogados.

Isabela Mariotto e Júlia Burnier, responsáveis pelo perfil "A Vida de Tina" por Caio Falcão

Isabela Mariotto e Júlia Burnier, responsáveis pelo perfil “A Vida de Tina” por Caio Falcão

“Nosso cliente é titular de vários registros em vigor para a marca ‘TINA’ […] no Canadá, na Comunidade Europeia, no Reino Unido e nos Estados Unidos”, diz o documento enviado por email e correio. O escritório de advocacia que representa Turner no Brasil fez então uma proposta de acordo para que a marca “A Vida de Tina” não abrisse caminhos pelo mercado da música.

O documento ainda diz que “o uso da marca “TINA” na composição da marca “’A Vida de Tina’ é suscetível de induzir o público em geral a erro, dúvida e confusão, sugerindo que a ‘nova’ marca ‘A Vida de Tina’ foi criada como forma de homenagear a famosa cantora americana Tina Turner e a sua trajetória no segmento do entretenimento. A confusão também é provável com ‘Tina: The Tina Turner Musical’, uma vez que a marca em apreço protege serviços de entretenimento e o musical é baseado na ‘vida de Tina Turner'”.

Tina Turner por Gabe Ginsberg/Getty Images

Tina Turner por Gabe Ginsberg/Getty Images

“A primeira reação foi de surpresa, porque a gente jamais imaginou que poderíamos estar disputando alguma coisa com a Tina Turner, porque ela é uma artista de alcance internacional, uma mulher enorme perto da gente”, conta Mariotto, que interpreta a Tina brasileira —a voz é dublada por Burnier.

Em entrevista ao jornalista Eduardo Moura, da Folha de S.Paulo, Isabela Mariotto, explicou que o registro é formalidade apenas por segurança jurídica para assegurar o nome “A Vida de Tina”, que já soma 185 mil seguidores só no Instagram.

“A gente não está querendo disputar com a Tina Turner, não tem nem cabimento isso”, disse Júlia Burnier na estrevista. “E o nosso trabalho não tem a ver com a Tina Turner, a gente não faz referência a ela.”

A dupla de atrizes recentemente lançou uma série chamada “Tina Desentrevista”, usando trechos de entrevistas com personalidades para fazer novas perguntas, mudando o sentido das respostas. Um Tina desentrevista Tina Turner já poderia esclarecer a confusão – além de nos matar de rir.

Publicidade

Canais Especiais Hypeness