Debate

Tina Turner toma uma atitude e aciona advogados contra ‘A Vida de Tina’

Redação Hypeness - 06/07/2021

As atrizes responsáveis pelo ótimo perfil “A Vida de Tina” no Instagram foram notificadas pelos advogados de ninguém menos que Tina Turner. A notificação extrajudicial nada tem a ver com a culpa burguesa ou com o conteúdo produzido nas redes sociais – que, aliás, nunca citou a cantora americana – e sim uma questão de marca.

Quando Isabela Mariotto, que interpreta a personagem Tina, e Júlia Burnier, responsável pela dublagem, foram registrar a marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial, o INPI, como “serviços de entretenimento”, prontamente foram acionadas pelos advogados.

Isabela Mariotto e Júlia Burnier, responsáveis pelo perfil "A Vida de Tina" por Caio Falcão

Isabela Mariotto e Júlia Burnier, responsáveis pelo perfil “A Vida de Tina” por Caio Falcão

“Nosso cliente é titular de vários registros em vigor para a marca ‘TINA’ […] no Canadá, na Comunidade Europeia, no Reino Unido e nos Estados Unidos”, diz o documento enviado por email e correio. O escritório de advocacia que representa Turner no Brasil fez então uma proposta de acordo para que a marca “A Vida de Tina” não abrisse caminhos pelo mercado da música.

O documento ainda diz que “o uso da marca “TINA” na composição da marca “’A Vida de Tina’ é suscetível de induzir o público em geral a erro, dúvida e confusão, sugerindo que a ‘nova’ marca ‘A Vida de Tina’ foi criada como forma de homenagear a famosa cantora americana Tina Turner e a sua trajetória no segmento do entretenimento. A confusão também é provável com ‘Tina: The Tina Turner Musical’, uma vez que a marca em apreço protege serviços de entretenimento e o musical é baseado na ‘vida de Tina Turner'”.

Tina Turner por Gabe Ginsberg/Getty Images

Tina Turner por Gabe Ginsberg/Getty Images

“A primeira reação foi de surpresa, porque a gente jamais imaginou que poderíamos estar disputando alguma coisa com a Tina Turner, porque ela é uma artista de alcance internacional, uma mulher enorme perto da gente”, conta Mariotto, que interpreta a Tina brasileira —a voz é dublada por Burnier.

Em entrevista ao jornalista Eduardo Moura, da Folha de S.Paulo, Isabela Mariotto, explicou que o registro é formalidade apenas por segurança jurídica para assegurar o nome “A Vida de Tina”, que já soma 185 mil seguidores só no Instagram.

“A gente não está querendo disputar com a Tina Turner, não tem nem cabimento isso”, disse Júlia Burnier na estrevista. “E o nosso trabalho não tem a ver com a Tina Turner, a gente não faz referência a ela.”

A dupla de atrizes recentemente lançou uma série chamada “Tina Desentrevista”, usando trechos de entrevistas com personalidades para fazer novas perguntas, mudando o sentido das respostas. Um Tina desentrevista Tina Turner já poderia esclarecer a confusão – além de nos matar de rir.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.