Ciência

Variante Delta da covid-19 é tão contagiosa quanto catapora, diz relatório interno dos EUA

Redação Hypeness - 30/07/2021

Um relatório do Centre for Disease Control (CDC), uma autoridade do governo americano em saúde pública, mostrou que a variante delta da covid-19 possui uma capacidade de transmissão similar à da catapora. Os dados secretos, obtidos pelo New York Times, mostram que a cepa do Sars-Cov-2 originada na Índia é mais contagiosa que os vírus  que causam MERS, SARS, Ebola, resfriado comum, gripe sazonal e varíola.

– Copa América deixa nova variante da covid-19 como legado ao Brasil 

Governo federal tem problemas com movimento antivax e uso de máscaras volta a ser obrigatório em certas regiões dos EUA

A variante não quebra a barreira das vacinas e dificilmente causa infecções graves em quem está vacinado, mas os EUA enfrentam uma crise causada pelo movimento antivax; mesmo com o país tendo a oferta para vacinar toda a sua população e com imunizantes sobrando, os chamados ‘red states’, dominados por apoiadores de Donald Trump, continuam com baixas taxas de imunização. No Mississipi, apenas 40% da população está vacinada.

– Covid: Brasil pode fabricar variantes em massa com vacinação sem lockdown, dizem cientistas 

O aumento no número de casos e mortes nos EUA já é considerado um ‘sofrimento desnecessário’ segundo a diretora do CDC. “Baixas taxas de vacinação nesses condados, juntamente com altas taxas de casos e políticas frouxas que não protegem aqueles que não foram vacinados contra a doença, certamente e infelizmente levarão a mais sofrimento desnecessário”, disse Rochelle P. Walensky.

Com base em estudos de diversos países, a variante delta se mostrou mais capaz de causar infecção grave e, portanto, morte. Como pessoas vacinadas ainda podem se infectar e transmitir a doença, mesmo sem desenvolver a forma letal do Sars-Cov-2, os EUA decidiram a obrigar o uso de máscaras em diversas regiões.

– Brasil registra infecções causadas por fungo de alta letalidade em pacientes com covid-19 

“Dada a maior transmissibilidade e a cobertura atual da vacinação, o uso de máscara universal é essencial”, afirma o relatório obtido pelo NYT.

Publicidade

Fotos: © Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.