Arte

5 animações que ajudam a introduzir diferentes estéticas cinematográficas para crianças

Gabriela Rassy - 20/08/2021

Todos podemos ver um mundo novo através do cinema. A sétima arte tem o poder de nos levar longe, mas quando falamos em crianças, existe todo um universo de animações para apresentarmos diferentes estéticas cinematográficas.

Além de reforçar a diversidade de visões, é uma ótima oportunidade de aumentar o repertório cultural aos pequenos, além de oferecer compreensões diferentes do mundo e dos processos de criação. Aprender pode ser divertido e enriquecedor.

Vamos aos filmes!

Kiriku e a Feiticeira (1998)

O desenho conta a história do pequeno Kiriku, um menininho que já nasce falando e é dono de uma autonomia ímpar e capacidades singulares e, que desde o primeiro dia, tem uma missão: enfrentar a feiticeira Karaba. Baseado em lendas do folclore do oeste africano, o filme tem um traço bastante diferente da estética comumente encontrada nas películas da Disney e conta com a trilha sonora do compositor e cantor senegalês Youssou N’Dour.

A Canção do Oceano (2014)

A trama conta a história do pequeno Ben, que sempre ouvia sua mãe contar histórias fantásticas. Mas, quando ela desaparece pouco depois de dar à luz a Saoirse, ele se torna amargo e não tem paciência com a criança, culpando-a por sua perda. Alguns acontecimentos irão mostrar que as histórias que ele ouvia podem ser reais e que sua irmãzinha é a chave para a sobrevivência de criaturas mágicas que estão em perigo.

Tito e os pássaros (2018)

Neste longa nacional, um menino e seus dois amigos partem para encontrar a pesquisa perdida do seu pai sobre canções de pássaros, algo que pode salvar seu mundo de uma epidemia na qual o medo adoece as pessoas.

O Fantástico Sr. Raposo (2009)

Neste filme feito com a técnica de stop motion, o Sr. Raposo descumpre a promessa que fez à esposa e invade as fazendas dos vizinhos Boggis, Bunce e Bean após 12 anos de felicidade bucólica. Ceder aos seus instintos animais coloca em perigo não somente o seu casamento, mas também a vida de sua família e seus amigos. Quando os fazendeiros montam uma armadilha para o Sr. Raposo, ele tem que confiar na sua astúcia natural para vencer o oponente.

O menino e o mundo (2013)

Um menino mora com os pais em uma pequena cidade do campo. Diante da falta de trabalho, um dia, ele vê o pai partindo para a cidade grande. Os dias que se seguem são tristes e de memórias confusas para o garoto. Até que então ele faz as malas, pega o trem e vai descobrir o novo mundo em que seu pai mora. Para a sua surpresa, a criança encontra uma sociedade marcada pela pobreza, exploração de trabalhadores e falta de perspectivas.

O Submarino Amarelo (1968)

Os habitantes de Pepperland são subjugados pelos Blue Meanies, um grupo de criaturas que odeia música. O prefeito da cidade despacha o velho marinheiro Fred a Liverpool, na Inglaterra, onde ele pede a ajuda dos Beatles. A banda então dirige um submarino amarelo até a ocupada Pepperland.

Fantasmagorie (1908)

Considerado um dos primeiros desenhos filmes de desenho animados da história, Fantasmagorie foi produzido pelo francês Émile Cohl. Este curta-metragem em preto-e-branco mostra o personagem principal, um palhaço, desenhado pela mão do artista na câmera.

Publicidade

Imagens: Reprodução


Gabriela Rassy
Jornalista enraizada na cultura, caçadora de arte e badalação nas capitais ensolaradas desse Brasil, entusiasta da cena musical noturna e fervida por natureza.