Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Nossa, mas o que Virada Sustentável, Shakespeare e Carnaval do Coreto têm a ver? Todos são destaques lindos da agenda que dá aquele tapa cultural na sua semana. Mas não só! Tem ainda lançamentos da música, filmes grátis, podcast, uma série 100% preta e, claro, boas dicas de delivery.
A Virada Sustentável de SP adotou o sistema híbrido, com apresentações online e offline começando nesta quinta, dia 2 de setembro. Destaque para o show do Lenine no sábado, dia 4, diretamente do Teatro Sérgio Cardoso, e para o Fórum Virada Sustentável, com programação também virtual.
Já o Carnaval no Coreto Virtual, gravado do palco do Teatro Riachuelo, traz três lives com apresentação de blocos que a gente tá morrendo de saudades, como o Agytoê, além de papos e debates com quem faz a maior festa de rua do mundo.
Premiado com o Prêmio Shell, “Insônia – Titus Macbeth” faz temporada virtual no Teatro Sérgio Cardoso unindo dois clássicos de Shakespeare em um espetáculo interativo. Já a exposição Nise da Silveira ganha exibição online em 360º do CCBB Rio, além de audiodescrições sobre vida e obra da artista.
Nos lançamentos da música tem álbum novo da deusa Gaby Amarantos, single da Luedji Luna, EP do duo Bayo, entre outras boas novas.
Vem na minha e dá o play para ir acompanhando as dicas.
11ª Virada Sustentável | Site e Youtube
De 2 e 22 de setembro
Grátis
Neste ano, #MinhaMensagem é o tema norteador do maior festival de sustentabilidade do país, que traz mensagens importantes sobre este momento de construção coletiva para o futuro pós-pandemia. O tema permeia toda a programação do evento, que é gratuita e repete o modelo híbrido da edição de 2020. O festival traz shows de Gal Costa (11/09, 21h30) e Lenine (4/09, 21h30) integrando sua programação musical, que acontecerá em formato de live e com público presencial limitado no Teatro Sérgio Cardoso. Para o público infantil, estão programadas lives dos shows Zozó Zureta, apresentado por Zeca Baleiro e Banda (12/09, 15h). Já o Fórum Virada Sustentável amplia a possibilidade de participação para pessoas de fora de São Paulo com 26 paineis, entre eles o do economista estadunidense Jeffrey Sachs, que traz para o debate a importância da agenda política acompanhar as pautas de desenvolvimento sustentável para o crescimento socioeconômico global.
Carnaval do Coreto | Youtube Teatro Riachuelo
De terça 31/8 a Sexta, 2/9, 18h30
Grátis
Uma das mais aguardadas e populares festas brasileiras, o Carnaval está no ar – literalmente. Na segunda edição, o Carnaval Virtual, gravado diretamente do palco do Teatro Riachuelo, traz três lives com apresentação de Agytoê,Balanço Zona Sul, Blocobuster, Bloco Olha pá mim, Caramuela,Multibloco, Pipoca & Guaraná e Turbilhão Carioca; bate papo com outros 13 blocos, e ainda debate com agentes e fazedores envolvidos na maior festa de rua do mundo.
Gaby Amarantos | Purakê
O novo álbum da musa paraense traz músicas já lançadas como “Vênus em escorpião (com Jaloo e Lucas Estrela), Tchau (com Arthur Espíndola, Jaloo e Lucas Gouvêa) e Amor pra recordar (com Tonny Brasil e Jaloo, 2021). O título faz referência ao nome do peixe amazônico Poraquê, um peixe-elétrico conhecido pela capacidade de gerar energia de alta voltagem. Com lançamento marcado para dia 2 de setembro, Gaby já anunciou faixa em parceria com Elza Soares, Alcione e Dona Onete. Pense!
Bayo | Atlantico Sul
A faixa Salvation, do duo formado pelos soteropolitanos Graco e Nina Campos ganhou casa e companhia dentro do EP “Atlântico Sul”. As outras três que completam o projeto trazem a mesma vibe navegante, refletindo sobre como a história, os mares e as marés separam ao mesmo tempo que unem. Na base, guitarras, beats eletrônicos e tambores tocados pelo Mestre Mario Pam (Ilê Aiyê) e por Japa System (Baiana System). Nas vozes, relações geográficas, culturais e espirituais ganham vida com a paticipação das cantoras Okwei Odili (Nigéria) e Pali (Argentina), e de Dieguito Reis, da Vivendo do Ócio.
Luedji Luna | Ameixa
“Logo quando nasceu, meu filho ganhou duas canções de artistas que admiro muito, inspirou algumas mulheres,(pretas sobretudo), em ter seus próprios filhos, me ensinou sobre autoamor, autorrespeito , autonomia, e empatia comigo mesma, coisas que me faltavam nesses anos todos. No primeiro dia de trabalho longe dele, ‘Ameixa’ nasceu”.
https://www.instagram.com/p/CTNoQXBLx1c/
Andrezza Santos | Carranca
Segundo ato do álbum, “Carranca” é todo voltado à cultura local da região do Vale do Rio São Francisco, a mística das águas e a confluência da cultura/música baiana e pernambucana (o rio divide os estados de BA e PE). A presença de Josyara é justamente para mostrar a produção musical de Juazeiro (onde mora Andrezza há seis anos), sendo ela natural da cidade e uma das novas artistas mais bem conceituadas que temos hoje em circulação nacional. As quatro músicas revisitam a ciranda, o samba de coco, xote, com alguma psicodelia e guitarras à la Novos Baianos.
Marco Vilane Feat. Mestrinho | Eu Apenas Queria que Você Soubesse
Resgatando uma das grandes canções da música popular brasileira, a canção de Gonzaguinha ganha uma nova roupagem, desta vez na voz do cantor baiano Marco Vilane, em parceria com o sanfoneiro Mestrinho. Uma canção de esperança e uma trilha necessária para os dias atuais.
Elisa Maia | Todo Poder Curativo
A cantora amazonense estreia como produtora musical, reforçando também o próprio caráter autônomo ao embarcar no desafio de encabeçar todas as etapas de seu trabalho. Entre nuances de tensão e alívio, o novo single tem influência dos anos 90’, com linhas de guitarras mais sujas, elementos eletrônicos, camadas de vocais inspirados na leveza do R&B e um molho “sinuoso” embalado por bases de reggae. Entre as referências, a canadense Alanis Morissette e as estadunidenses RES e Santigold.
Francisco, el Hombre e Doctor Krápula | Mala Fama
Numa união entre Brasil e Colômbia, as duas bandas clamam pelo reconhecimento do imenso valor cultural e ancestral dos povos latino-americanos. Para tirar as ideias pré-concebidas das suas origens, os grupos lançam discurso de enfrentamento positivo e alegre, ressaltando as características positivas de cada um: seja o arroz e o feijão, seja o gingado e o agito.
Bate-papo de Cinema Pontos MIS
Sábado, 4, às 18h
Grátis
Esta edição, que acontece em parceria com o serviço de streaming Belas Artes À La Carte, exibe gratuitamente “Eva não dorme” (dir. Pablo Aguero, Argentina, 2015, 85 min, 12 anos), filme estrelado por Gael García Bernal sobre a argentina Eva Perón, e promove bate-papo ao vivo sobre o filme com participação do cineasta e pesquisador Bruno Cucio e da diretora e roteirista Giuliana Monteiro na mediação.
Quem assistir ao filme ganha um cupom que dá direito a um mês gratuito do Belas Artes à La Carte.
Assista gratuitamente ao filme de 02/09 (às 11h) a 09/09 e ao bate-papo ao vivo no canal do MIS no YouTube (com interpretação em Libras)
Nise da Silveira – A revolução pelo afeto 360º | CCBB Rio
Até 15 de novembro
Grátis
A mostra ganha o mundo com a possibilidade de ser vista em 360º, através do site do CCBB, além da “Experiência Sonora Descritiva” que, de forma amorosa, recria o ambiente da exposição no formato de dramaturgia, como uma radionovela.
Nhemombaraete Reko Rã’i: fortalecendo a sabedoria
Por José Verá
Produzidos a lápis e caneta, os desenhos espelham a espiritualidade do povo Mbya Guarani e sua relação com a biodiversidade. Mensagens sobre ecologia e vida em comunidade permeiam a obra. Com títulos como O Lua (Jaxy), O Sol (Kuaray), Nossa mãe verdadeira (Nhandexy anhetêngua), Erva-mate (KaꞋa), Escola (NhemboꞋea), os temas do livro rendem lições para indígenas e especialmente para não indígenas. As histórias evidenciam a íntima relação que têm os povos indígenas com o território. E por isso trazem à luz a relevância que teve a luta travada pelos indígenas pela autodemarcação dessa área há três décadas.
R$ 40 em setembro pelo site www.riacho.me/josevera.
Hello, Brasil! e outros ensaios: psicanálise da estranha civilização brasileira
Ao deixar a França, no fim dos anos 1980, o psicanalista italiano Contardo Calligaris começou uma série de anotações para entender por que tinha sido tão seduzido pelo Brasil a ponto de se estabelecer no país. Esse exercício foi além do propósito inicial e tornou-se também uma análise do Brasil, em que Contardo faz leituras sobre diversos aspectos intrigantes da nossa cultura, desde a persistência da herança escravocrata até a corrupção política. Mescla de “autoanálise do escritor” e “autoanálise coletiva”, nas palavras de Lilia Schwarcz, que assina um prefácio à nova edição, Hello, Brasil! resultou numa reflexão tão reveladora que é difícil não considerá-la uma das mais vigorosas interpretações já feitas da cultura nacional.
Mano a Mano
O podcast conduzido por Mano Brown acabou de estrear e já é o mais executado no Spotify. No primeiro episódio ele bate um papo sincerão com Karol Conka falando sobre carreira, temperamento, racismo, entre outros temas.
Tô na Trace
O podcast semanal sobre cultura afrourbana e atualidades convida Mahmundi para um bate-papo sobre música, arte e pandemia, além do processo criativo e de como é ter sido convidada para fazer parte do time de votantes do Grammy.
Laboratório de Mundo
O quarto episódio do podcast do Festival CoMa, de Brasília, apresentado pela Linn da Quebrada, reflete sobre ancestralidade com Luedji Luna e Pai Rodney.
Preto À Porter
Uma série 100% escrita, produzida, dirigida e apresentada por pessoas pretas! Exibida pelo canal UOL, a série documental terá o formato de programa de variedades, que fala sem filtros, com esses brasileiros, oferecendo algo contemporâneo e à frente do nosso tempo. Os episódios vão ao ar toda terça e o primeiro deles, apresentado por Roger Cipó, Neyzona e Carolina Sodré, passeia pelas influências da África nas religiões brasileiras.
Constança + Vida Seca + Cabelos Arrepiados + Rosas Negras
Sábado, 4, a partir das 17h
Grátis
A Cia Banquete Cultural apresenta, no YouTube, quatro espetáculos premiados no 2º Festival de Teatro Online em Tempo Real. Em sequência, são exibidos “Constança” e “Vida Seca”, vencedores da categoria Esquete, às 17h e 17h30, respectivamente. Já às 18h, será transmitido o espetáculo vencedor na categoria Comédia ou Musical, “Cabelos Arrepiados” e, às 19h, o primeiro colocado em Drama, “Rosas Negras”.
Insônia – Titus Macbeth | Teatro Sérgio Cardoso Digital
De 1 a 30 de setembro, quartas e quintas, às 20h.
Transmissão pela Sympla Streaming | R$20
Sucesso de público, premiado com o Prêmio Shell, o espetáculo assinado por André Guerreiro Lopes traz aos espectadores duas das mais intrigantes tragédias de William Shakespeare proporcionando ao público uma experiência imersiva. Para a versão online do espetáculo, o processo foi revertido, transpondo os princípios estéticos da cena para o audiovisual. A peça foi filmada em três planos sequências durante três apresentações distintas, com os cinegrafistas fazendo exatamente o mesmo papel do público: deslocando-se livremente por entre os atores, escolhendo a cada momento novos pontos de vista, decidindo enquadramentos no calor da hora.
By Koji em Casa
O conceito exclusivo para delivery da casa desembarca no Centro de SP e abre as portas na Rua da Consolação, com alcance de entrega para as regiões da Paulista, Jardins, Higienópolis, Perdizes, Pompéia e Mooca. Os pedidos poderão ser realizados pelo aplicativo iFood. A nova unidade na Rua da Consolação, seguirá o mesmo padrão das demais, priorizando os melhores pescados, sempre frescos, e pratos que viajam bem até o cliente. Entre as sugestões, são apresentadas entradas como o Carpaccio de Peixe Branco R$ 32; Temakis, como o Ikura de ovas de Salmão R$ 59; Sashimis servidos em cinco fatias, como Olho de Boi R$ 35; as opções de sushis incluem o de Bluefin R$ 40 (uma unidade) ; Uramakis servidos em oito peças; e a seção de pratos quentes, como o Teppan de Futos do Mar, com Camarão, lula, peixe do dia e polvo R$ 110, e o Katsudon, lombo à milanesa com ovo, cebola e o Gohan.
Lanchonete da Cidade
Acompanhando o movimento da metrópole e inspirada pela sua miscigenação cultural e gastronômica, a casa apresenta novidades no cardápio e espaços totalmente repaginados e modernos. Para essa nova fase, a lanchonete fez parceria com Jefferson e Janaína Rueda, que assinam três cachorros quentes e um hambúrguer de porco. É com eles também que lança a Urbana, primeira marca especializada em milshakes de São Paulo. De quebra, a casa lança também a primeira marca especializada em milkshakes da cidade, a Urbana Milkshakeria. A transformação completa pode ser conferida na unidade do Shopping Cidade Jardim e, até o final do ano, nos demais endereços. O cardápio, porém – exceto os milkshakes –, já estreia unificado em todos os salões e pelo delivery.
Publicidade
Chamou chamou, bb? A listona especial de melhores eventos do fim de semana em São Paulo e no Rio de Janeiro está na...
É finalmente dada a largada. Para quem achou que os finais de semana já eram dominados pelo Carnaval, nesta semana...
Uma surra de música boa para esta semana olímpica. Os festivais online chegam com pé na porta trazendo lives de...
Oxe, junho. Esse mês tão frio aqui pelas bandas de baixo e tão quente nas pistas chega com tudo já pendurando as...
Passado o frisson do Carnaval, chegamos na data mais importante do mês de março: o Dia Internacional da Mulher. Mais...
Semana de Dia das Mães e dos aniversariantes taurines e eu não sei nem por onde começar de tantas boas chances de...
A agenda dessa semana tem tanta maravilhosidade que ficou até difícil achar destaques. É tudo bom, então coma tudo...
Cansado de tanto chover? O céu pode desabar, mas a gente não desanima. Pensando nisso, selecionamos o melhor da...
O que parecia ser infinito, chegou finalmente ao fim. 2019 já deu o que tinha que dar - murfy não me corrija, pfv - e...