Diversidade

Andreia Silva: conheça a 1ª mulher a apitar um jogo de basquete masculino nas Olimpíadas

Redação Hypeness - 03/08/2021 | Atualizada em - 04/08/2021

Nenhuma das duas seleções brasileiras de basquete foram selecionadas para competir nas Olimpíadas de Tóquio em 2020, mas o Brasil está representado nas quadras. Andreia Regina Silva, 41 anos, se tornou a primeira mulher de qualquer nacionalidade a apitar um jogo de basquete masculino nos Jogos Olímpicos. Baita peso, né?

– Zalia Avant Garde e a mágica da garota negra que entrou para a história do basquete e da soletração

Brasileira comanda as quadras em jogos internacionais de basquete e está habilitada para arbitrar jogos do mais alto nível no feminino e no masculino

Andreia Silva sempre foi apaixonada pelo basquete e chegou a jogar por um clube em Bauru. O time seria fechado por conta de dívidas, mas ela quis se manter no mundo do esporte e fez o curso de arbitragem da Federação Paulista de Basquete.

– Rebeca Andrade vence 1ª medalha olímpica da ginástica feminina com ‘Baile de Favela’ e celebra mulher negra

Há 30 árbitros para a modalidade nas Olimpíadas. Apenas cinco postos são ocupados por mulheres, revelando que o meio da arbitragem dentro do basquete ainda é bem machista.

Andreia já apitou em Mundial, em Pré-Olímpico e em Pré-Mundial. Nesse ano, apitou o Mundial Sub-19 masculino.

Agora, nas Olimpíadas, apitou o jogo entre Coreia do Sul e Espanha no Basquete Feminino. No masculino, apitou a disputa entre o Irã e os EUA de James Harden, Kevin Durant e Jayson Tatum.

Leia também: Com 25 medalhas, Simone Biles dá um bico no racismo e entra para história

“Muitos querem, e poucos conseguem. É uma conquista que não tem preço. Ainda é bem restrito para mulheres conseguir apitar nos Jogos Olímpicos. Quando recebi o email com minha convocação, liguei para meus pais e minha avó: ‘Conseguimos! Conseguimos!’. Em 2016 [nas Olimpíadas do Rio de Janeiro], bati na trave. Era para ter ido, mas, por algum motivo, não fui”, contou a árbitra ao jornal mineiro O Tempo.

Publicidade

Fotos: Foto 1: Divulgação/FIBA Foto Destaque: Wikimedia Commons


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.