Ciência

Asteroides vermelhos foram encontrados no ‘lugar errado’ entre Júpiter e Marte

Redação Hypeness - 12/08/2021

A Universidade Nacional de Seul, na Coreia do Sul, identificou dois asteroides de cor avermelhada passando por um cinturão entre Júpiter e Marte. Segundo os pesquisadores, as rochas espaciais tinham composições complexas e nem deveriam estar vagando por “ali”. 

O astrônomo Sunao Hasegawa, da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão, batizou os asteroides de 203 Pompeja 69 Justitia. Líder da equipe de estudo que captou as rochas de cor vermelha, ele indicou que elas apresentaram 110 km de diâmetro e cerca de 55 km de diâmetro.

– Meteorito achado na África pode estar ligado ao 2º maior asteroide do Sistema Solar

– NASA divulga mapa com 4 mil exoplanetas e mostra que somos minúsculos

Avanços na pesquisa sobre asteróides podem pautar missões espaciais no futuro

Para os pesquisadores, os asteroides se destacam pela cor avermelhada e por também refletirem a luz azul quando em movimento. O estudo, publicado no The Astrophysical Journal Letters, aponta que estas características fazem parte da matéria orgânica neles. Entretanto, os cientistas não entendem como os asteroides foram parar no cinturão com a formação que eles apresentam. 

– Missões espaciais mais aguardadas do ano incluem pouso em Marte e asteroide duplo

A tal matéria orgânica a que os especialistas se referem é composta como metano e gelo de metanol. Acredita-se que a luz azul tenha sido causada pela falta de matérica orgânica entre Marte e Júpiter, que acabam refletindo mais luz azul.

Segundo o site Science Post FR, o próximo passo do estudo será determinar se mais asteroides como 203 Pompeja e 69 Justitia passarão pelo cinturão entre Marte e Júpiter para entender o porquê desse caminho. Caso a hipótese seja confirmada e novos asteroides sejam detectados, futuras missões aeroespaciais poderão ser influenciadas pelo resultados. 

Publicidade

Foto: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.