Ciência

Atriz Christina Applegate revela ter esclerose múltipla; entenda doença autoimune e sem cura

Redação Hypeness - 10/08/2021

Vencedora do “Emmy” e estrela de muitos blockbusters, a atriz Christina Applegate revelou que foi diagnosticada com esclerose múltipla. Por meio de um post no Twitter na noite de segunda-feira (9), ela declarou: “Foi uma jornada estranha. Mas tenho sido tão apoiada por pessoas que conheço que também têm essa condição”.

Em 2008, Applegate combateu o câncer de mama com uma mastectomia bilateral

A esclerose múltipla (EM) é uma condição que afeta o cérebro e a medula espinhal, causando problemas de visão, movimentos, sensação ou equilíbrio de braços ou pernas. A doença acontece quando o sistema imunológico ataca a camada protetora que envolve os neurônios, chamada mielina, e acomete o envio dos comandos do cérebro para o resto do corpo, provocando a desmielinização.

A condição é muito mais comum em mulheres do que em homens – a atriz Selma Blair tem se tornado porta-voz sobre a doença. Ela e Christina atuaram juntas na comédia romântica “Tudo Para Ficar com Ele”, lançada em 2002.

Saiba mais: Atriz Selma Blair usa humor e nudez para falar de efeitos de quimio no Insta e é criticada

Embora a expectativa de vida reduzida seja um fator agravante, a EM é tratável na maioria dos casos. Applegate ainda não deu mais detalhes sobre sua condição, mas se mostrou positiva. 

“Como disse um dos meus amigos com EM ‘acordamos e tomamos as medidas necessárias’. E é isso que eu faço. Então agora eu peço privacidade. Enquanto eu passo por isso. Obrigada xo ”, acrescentou a atriz de 49 anos.

Carreira

Christina Applegate começou a carreira como atriz mirim, com papel na sitcom da Fox “Casado… com Filhos”. Os papéis mais conhecidos no cinema incluem “Viva! A Babá Morreu” (1991) e “O Repórter: A Lenda de Ron Burgundy” (2004).

Mas foi na televisão onde Christian Applegate mais brilhou. Ela ganhou o “Emmy” de melhor atriz convidada em uma série de comédia por “Friends”, em 2003, pelo de Amy Green, uma das irmãs de Rachel. Em 2008 e 2009, Christina foi indicada como melhor atriz principal em uma série de comédia para “Samantha Who?”. 

– A tocante amizade entre Drica Moraes e seu doador de medula: ‘a gente se fala todo dia’

– Mabel Calzolari, atriz de 21 anos, morreu vítima de doença rara na medula; órgãos serão doados

Applegate em Friends, no papel que lhe rendeu um Emmy

De volta à televisão em 2019 e 2020, a Christina ganhou mais uma indicação na categoria de atriz principal novamente, por “Disque Amiga Para Matar”, que também foi indicada para série de comédia de destaque.

Publicidade

Fotos: foto 1: Getty Images/foto 2: Getty Images/foto 3: Reprodução/Warner Pictures


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.