Debate

Avião militar dos EUA decolou do Afeganistão com quase 700 pessoas a bordo

Redação Hypeness - 17/08/2021

A saída dos Estados Unidos do Afeganistão depois de 20 anos gerou imagens históricas. O desespero de afegãos correndo atrás de um avião de carga do exército norte-americano em pleno aeroporto Hamid Karzai, em Cabul, não será esquecido facilmente. 

O temor, que provocou inclusive a morte de ao menos sete pessoas – incluindo duas que caíram da aeronave levantando voo -, se dá pela tomada do poder pelo Talibã. O grupo extremista assumiu o comando do país, que assistiu ao presidente Ashraf Ghani desertar em um avião que partiu para uma localização não revelada. 

O avião tinha quase 700 pessoas a bordo

Entre os registros históricos está a impressionante fotografia de um avião do exército dos Estados Unidos carregado de gente. A imagem foi obtida pelo site especializado em militarismo, Defense One. 

De acordo com a matéria, cerca de 640 afegãos entraram a bordo do C-17 para escapar do Talibã. A aeronave da força aérea dos EUA teve como destino o Catar, em viagem realizada no último domingo (15). 

A tripulação não esperava decolar com uma quantidade absurda de pessoas, mas não teve outra opção diante do desespero de homens, mulheres e crianças que temem as consequências da desestabilização política no país. 

“A tripulação optou por seguir em frente”, disse ao Defense One um oficial do Departamento de Defesa norte-americano. “Aproximadamente 640 civis afegãos desembarcaram da aeronave em seu destino final”. 

Publicidade

Foto: Defense One/Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.