Inspiração

Baleia Jubarte encanta com salto pertinho de barco em SC; veja vídeo

Gabryella Garcia - 10/08/2021 | Atualizada em - 13/08/2021

Um casal que passeava de barco em Balneário Barra do Sul, no Litoral Norte de Santa Catarina, foi surpreendido por uma baleia-jubarte que deu um salto muito próximo a embarcação. O animal que pode pesar até 40 toneladas e chegar a 16 metros de comprimento costuma aparecer no Brasil entre os meses de maio e novembro, para acasalamento e nascimento dos filhotes.

Rogério Portela e Handreya Portela, que são moradores de Jaraguá do Sul, contaram ao portal G1 SC que costumam ir aos finais de semana pescar na região, e por isso, já haviam visto outras baleias no local.

Devido a proximidade do animal, o casal chegou a ser molhado com respingos de gotas da água, e também gravou um vídeo onde é possível ouvir a euforia de Rogério e Handreya. “Olha o susto e o show”, afirmou Rogério na legenda do vídeo postado nas redes sociais.

Comemore! As baleias jubarte não são mais consideradas em extinção

Também ao portal G1 SC, Handreya afirmou que acompanhavam tranquilamente o show à distância, até que a baleia mudou seu curso e pulou bem próxima ao barco, causando o susto.

Rota de migração

A baleia-jubarte costuma se alimentar nas Ilhas Georgia do Sul e Sandwich do Sul, um território ultramarino britânico localizado no Oceano Atlântico Sul, entre os meses de janeiro e abril, quando começam sua migração.

baleia-jubarte Santa Catarina

A baleia-jubarte atinge a maturação sexual aos seis anos e sua gestação dura de 11 a 12 meses

Após esse período de alimentação, se deslocam até o Brasil onde buscam se acasalar, e também aguardam o nascimento dos filhotes e realizam a amamentação. Esse período vai do mês de maio até novembro, sobretudo em Abrolhos (BA), mas também no litoral catarinense em menor escala. Após o período de amamentação, durante o mês de novembro, migram novamente para as Ilhas Georgia do Sul e Sandwich do Sul.

Publicidade

Fotos: Getty Images


Gabryella Garcia
Gabryella Garcia é paulista, mulher trans, transfeminista e jornalista pela Unesp. Começou a carreira escrevendo horóscopos para o João Bidu e agora foca em escrever sobre direitos humanos e recortes de gênero. Já passou por veículos de São Paulo, Santa Catarina, Espírito Santo e também colaborou para veículos como Ponte Jornalismo, Congresso em Foco e Elle Brasil. Atualmente, além de produzir o podcast "Prosa", para o Hypeness, também colabora com o UOL. Além disso atua como voluntário no Projeto Transpor, um projeto que oferece consultoria profissional gratuita para pessoas transgêneros com montagem de um currículo assertivo, Linkedin e simulação de entrevistas de emprego.