Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O Brusque Futebol Clube, equipe de cidade homônima de Santa Catarina, foi protagonista de um caso de racismo durante um jogo da Série B do Campeonato Brasileiro de Futebol.
Aconteceu no confronto entre os catarinenses e o Londrina, time do meia-atacante Celsinho, alvo de injúrias raciais que segundo ele, foram cometidas por diretores do Brusque. A nota do clube para tentar clarificar a situação é um desastre que evidencia o racismo dentro do futebol.
– Vampeta minimiza racismo sofrido por Gerson e chama mulheres de primas em fala sobre assédio
Luciano Hang, o ‘veio da Havan’, é o principal patrocinador do clube catarinense; o bolsonarista cotado ao posto de senador para 2022 tem influência direta dentro da política do Brusque
Durante a partida, os diretores do Brusque utizaram termos racistas para se referir ao cabelo do meia-atacante Celsinho. Na nota oficial, o clube reconhece isso e ainda alega que isso seria um modus operandi do jogador, que já foi denunciou por três vezes que foi vítima de racismo durante a Série B de 2021.
– Jóia do Vasco fala de genocídio negro e pede posicionamento de colegas: ‘Não posso me alienar’
Confira trecho da nota do Brusque. “O atleta, por sua vez, é conhecido por se envolver neste tipo de episódio. Esta é pelo menos a 3a vez, somente este ano, que alega ter sido alvo de racismo, caracterizando verdadeira “perseguição” ao mesmo. Importante esclarecer que, ao árbitro, o atleta não relatou ter sido chamado de “macaco”, mas sim que teriam dito “vai cortar esse cabelo de cachopa de abelha”, o que constou da súmula e revela a total contradição nos seus relatos”.
Sim, o clube reconhece que o cabelo do atleta foi a motivação para os xingamentos de seus diretores, mas não enxerga o caso como racista.
A postura gerou revolta nas redes sociais:
O jornalismo esportivo hoje deveria abrir todos os programas abordando a nota do Brusque. Ouvindo jogadores, movimento negro, profissionais de mídia. Todos os programas repetindo em todos os canais que RACISMO EXISTE E A GENTE CORROBORA COM SILÊNCIO E NOTINHA DE RODAPÉ.
— Ana Thaís (@anathaismatos) August 30, 2021
Em relação a nota do Brusque sobre racismo, bom lembrar que o Veio da Havan é praticamente dono do Brusque
Não estou dizendo que um episódio de racismo por alguém da diretoria do clube tem a ver com o Veio da Havan, só estou lembrando que o Brusque é o time do Veio da Havan. Só
— Xadrez Verbal (@XadrezVerbal) August 30, 2021
Essa nota do Brusque é um dos piores capítulos da história do futebol brasileiro fora de campo. Sem exagero algum. Dão a entender que, como o Celsinho sofreu racismo outras duas vezes, inventaria uma terceira. Relativização pura. Bizarro, patético e nojento.
— Sergio Santana (@sergiostn_) August 29, 2021
Na tentativa de passar pano para o racismo institucional de seus dirigentes, o Brusque acabou emitindo um atestado de culpa. Escândalo digno de punição severa e exemplar. Mas que não surpreende a quem conhece os investidores do clube e os valores pregados por eles fora do campo.
— Breiller Pires (@breiller) August 30, 2021
Coisas que o Brusque poderia ter dito que seria melhor que a nota:
– Nada;
– Dizer “somos racistas, sim, foda-se”;
– Dizer “não me importo”.— Lola Ferreira (@lolaferreira) August 29, 2021
– Conversamos com as Dibradoras, as minas que deram um bico no machismo pelo amor ao futebol
Celsinho foi vítima de racismo em outras duas ocasiões durante a Série B de 2021
Em julho desse ano, o narrador Romes Xavier e o comentarista Vinícius Silva, da Rádio Bandeirantes Goiânia, foram afastados de seus postos de trabalho por comentários racistas contra Celsinho. O mesmo ocorreu também em julho, quando Cláudio Guimarães, da Rádio Clube do Pará, também fez falas de cunho racista contra o atleta.
Publicidade
Charlie Craggs, de 29 anos, decidiu combater a transfobia de um jeito diferente. Mulher trans e manicure, a ativista...
Junho é o mês do Orgulho LGBTQ e, para celebrar, a Disney está lançando a Rainbow Mickey Collection, uma linha de...
Passou o buzz da Copa do Mundo de Futebol, mas a Uber se comprometeu a não deixar essa bola cair. A marca, que já...
O jornalista Marcelo Cosme, da GloboNews, afirmou que a descoberta de sua homossexualidade foi um processo conturbado....
“Você não pode estar feliz com seu corpo”. Tal frase, que parece ao mesmo tempo um questionamento e um decreto,...
Nesta madrugada, a participante do "BBB22", Natália Deodato, entrou em prantos após uma série de eventos que...
Já não é de hoje que a Skol tem focado suas ações publicitárias em temas relacionados com diversidade e pautas...
Buscando representatividade e diversidade pr'além do discurso, grupo formado por publicitários negros forma a "Chapa...
A Câmara dos Deputados aprovou na última quarta-feira (27) projeto de lei que possibilita à vítima de violência...