Ciência

Camarão mantis: o animal com o soco mais potente da natureza capaz de destruir aquários

Redação Hypeness - 23/08/2021

O camarão mantis ou camarão-louva-deus-palhaço (sério!) é um dos animais com um dos mais fortes socos de todo o planeta. Esse artrópode que possui pouco menos de 12 centímetros é capaz de quebrar conchas e até vidros de aquário com seus membros, sendo um dos animais proporcionalmente mais fortes de todo o mundo.

Comum nos oceanos Pacífico e Índico, esses camarões são da ordem Stomatopoda. As mais de 400 espécies dessa categoria morfológica são conhecidas por sua segunda pata torácica, um membro extremamente forte e desenvolvido que consegue destruir presas com facilidade.

– Animal invertebrado é ‘ressuscitado’ após 24 mil anos de congelamento 

Essas patinhas que você vê em laranja são as ‘armas’ desse camarão que se alimenta de moluscos e caranguejos

O nome camarão mantis vem do inglês louva-deus. As patas dianteiras desse artrópode lembram muito a do inseto comum nos campos.

– Divirta-se com as eleitas fotografias mais engraçadas do mundo animal 

A força de um soco do camarão mantis é de 1500 newtons ou cerca de 152 quilos, enquanto o soco médio de um ser humano está na casa dos 3300 newtons ou 336 quilos. Ou seja, eles são muito menores que a gente, mas dão socos com a metade da nossa força.

Os socos do mantis são absolutamente incríveis. Veja esse vídeo mostrando a força do animal:

Segundo a bióloga da Universidade San Jose Maya deVries, a força do soco desse animal é explicável pela fisiologia do animal. “O camarão mantis possui um sistema de acúmulo de energia para ‘engatilhar’ sua pata. Ele possui um sistema de tranca que reserva a energia. Portanto, quando o animal está pronto para atacar, ele contrai seus músculos e libera a tranca. Toda a energia acumulada nos músculos e no exoesqueleto do camarão é liberada e a pata gira à frente com uma aceleração absurda, que chega à 80 quilômetros por hora”, explica ao Oddity Central.

Publicidade

Fotos: © Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.