Candidato a fóssil mais antigo de estrela do mar tem 890 milhões de anos

Redação Hypeness - 06/08/2021 | Atualizada em - 09/08/2021

Uma geóloga canadense pode ter descoberto vestígios do fóssil mais antigo de esponja-do-mar de que se tem notícia. A professora Elizabeth Turner, da Laurentian University, no Canadá, estava analisando rochas que foram retiradas de um recife, quando identificou estruturas que, ao que tudo indica, têm cerca de 890 milhões de anos.

Fósseis de milhões de anos são achados sem querer por guarda-florestal na Califórnia

Os fósseis seriam de uma esponja da classe Demospongiae. Uma das características desse grupo é justamente possuir um esqueleto de fibras de espongina, o que foi observado pela pesquisadora em suas análises.

Fóssil de cérebro de 310 milhões de anos é encontrado em bom estado de preservação

Se o resultado da pesquisa feita pela cientista estiver correto, a descoberta vai se tornar um marco nos estudos sobre evolução. A idade dos fósseis indicaria que as esponjas surgiram antes mesmo que o planeta tivesse níveis de oxigênio o bastante para preservar a vida animal.

O estudo foi publicado no fim do mês passado na revista científica “Nature”. De acordo com o artigo, os trabalhos de campo que resultaram na coleta dos elementos foram feitos entre os anos de 1992 e 2018, em locais remotos onde só é possível chegar com helicópteros.

Fotos: Getty Images