Ciência

Chuva de meteoros terá auge hoje e a boa notícia é que será visível no Brasil

11 • 08 • 2021 às 14:27
Atualizada em 11 • 08 • 2021 às 15:19
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Partiu evento astronômico? Nesta quarta-feira (11) e amanhã, quinta-feira (12),  a chuva de meteoros Perseidas alcançará seu pico, segundo a Nasa. E o melhor: o fenômeno poderá ser visto do Brasil. São esperados de 50 a 75 meteoros por hora, que serão observados com facilidade. 

Leia mais: Lua Azul é destaque do mês. Confira o calendário astronômico de agosto

Chuva de meteoros em Taquara (RS) teve bolas de fogo

Observadores do Hemisfério norte terão ainda mais chances de testemunhar a chuva de meteoros. Logo, Perseidas não será visível em cidades localizadas abaixo de cerca de 30 graus na latitude sul, ou seja, do Rio Grande do Sul para baixo. Mas, esta região do Brasil já foi agraciada com uma bela demonstração na última semana, quando “bolas de fogo” foram vistas rasgando os céus.

Dá pra acompanhar a chuva de meteoros ao vivo por aqui:

– Cientistas divulgam mapa inédito com tudo que você queria saber sobre a Lua

– Astronautas da Nasa retornam à Terra após 6 meses; veja vídeo de histórico pouso no mar

A chuva de meteoros Perseidas é anual e é sempre esperada entre os meses de julho e agosto, quando a Terra, em seu movimento de rotação, encontra os destroços deixados pela passagem do Swift-Tutle. O nome é uma homenagem à constelação de Perseu, uma vez que os especialistas acreditam que estrelas cadentes irradiam desta constelação.

Publicidade

Foto 1: Getty Images
Foto 2: Observatório Heller-Jung


Canais Especiais Hypeness