Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A dimensão da perda provocada pelo incêndio no galpão da Cinemateca Brasileira ocorrido na última quinta-feira, dia 29, mas uma parte fundamental da origem dessa tragédia que destruiu parte da história do cinema brasileiro é clara. Instituição administrada pela Secretaria de Cultura, desde 2019 que o governo federal ignora denuncias sobre abandono e riscos de danos e incêndio, bem como pedidos de socorro sobre a instituição, e notícias demonstram que o Ministério Público alertou o governo no dia 20 de julho sobre tais problemas, mas nenhuma medida foi tomada.
O galpão guardava uma imensa parte do acervo da Cinemateca © Twitter/reprodução
-Incêndio atinge galpão com obras de grandes artistas brasileiros
O alerta se deu em audiência do MPF, após uma visita ao galpão localizado na Vila Leopoldina, Zona Oeste de São Paulo, quando foi notada a situação de abandono generalizado ao imenso acervo, em grande parte formado por filmes de nitrato, material altamente inflamável. Além dos filmes, no local se encontrava mais de 1 milhão de documentos originalmente da antiga Embrafilmes, como roteiros, artigos e outros materiais – alguns com mais de 100 anos. A sede da Cinemateca está fechada desde agosto de 2020, quando o secretário de cultura Mário Frias tomou as chaves do local com escolta policial.
O local na Vila Leopoldina, em São Paulo, antes do fogo © divulgação
-Cinemateca Brasileira cria Netflix dos filmes nacionais clássicos e raros
A visita se deu no contexto do processo que a União responde por abandono da instituição, mas um acordo deu à Secretaria Especial de Cultura mais 60 dias para apresentar medidas de preservação. As acusações incluíam o não recebimento de recursos financeiros destinados à Cinemateca, abandono da instituição e do acervo, bem como irregularidades que incluíam problemas no sistema de refrigeração dos locais devidos, em drama denunciado desde 2019.
Parte da bagunça registrada pelos bombeiros em inspeção no local © Corpo de Bombeiros PMESP
Segundo constava, então o governo devia mais de 14 milhões de reais à instituição, em valores que não eram repassados justamente desde 2019. Considerada a mais importante instituição de manutenção da história do cinema nacional, a Cinemateca Brasileira abrigava mais de 250 mil filmes, bem como acervos completos de cineastas, críticos e especialistas. Os alertas sobre o risco de incêndio nos galpões abandonados – onde filmes e documentos foram encontrados largados pelo chão e sem qualquer cuidado – vem sendo dados pelo MPF desde julho de 2020, quando foi sugerido que uma nova entidade fosse convocada para gerir a Cinemateca.
O secretário especial de cultura, Mario Frias, ao lado de Jair Bolsonaro © Marcos Corrêa/Presidência
-Incêndio em estúdio destruiu gravações inéditas e históricas do Nirvana
Fundada em 1946, a crise na instituição levou a atrasos generalizados no pagamento de salários, atrasos no pagamento de contas de água e luz, fim do contrato com a brigada de incêndio e até mesmo com a equipe de segurança – segundo os bombeiros, o incêndio começou em um ar-condicionado que passava por manutenção. Desde a tragédia que destruiu parte de um dos mais importantes acervos históricos cinematográficos do mundo, o governador de São Paulo, João Dória, pediu ao Governo Federal que a administração do prédio saísse dos poderes da Secretaria Especial de Cultura, dirigida pelo ator Mário Frias, e passasse para uma parceria entre a prefeitura da cidade e o governo do estado.
Ainda não se sabe a dimensão da perda do acervo no local © Twitter/reprodução
Publicidade
Segundo apuração feita pelo jornal O Dia, doses da vacina de Oxford estão sendo descartadas no Rio de Janeiro por...
Por 38 anos a brasileira Madalena Gordiano viveu praticamente aprisionada na casa da família Milagres Rigueira, em...
Se muitos abrigos para animais começam que a ideia linda de salvar o máximos de bichinhos possível, esse projeto...
Um agricultor de Ipuaçu, no interior de Santa Catarina, acordou na manhã desta terça-feira (4) e levou um susto com...
Depois de passar por uma depressão e pensar em suicídio, o nadador Michael Phelps deveria estar feliz da vida com...
O título desse post parece estranho, é estranho, mas vai continuar sendo estranho... É que não tem maneira...
Quando o ator e humorista Paulo Gustavo estava internado em estado grave batalhando contra a covid-19, o pastor José...
Nova York é famosa por seus edifícios sinuosos, sua vida cultural pulsante, sua população multicultural, seus...
O cônsul alemão Uwe Herbert Hahn, réu pelo assassinato do marido Walter Biot, fugiu do Brasil e já está em...