Ciência

Covid: Joinville aplica vacina no bumbum e rende os melhores memes

Redação Hypeness - 23/08/2021

A cidade de Joinville, mais populosa do estado de Santa Catarina, está em voga nas redes sociais porque decidiu aplicar as vacinas contra a covid-19 nos glúteos. Isso mesmo, o imunizante contra a covid, que em todo o Brasil está sendo ministrado pelo braço, vem pelo bumbum para os joinvillenses.

– Rappi propôs vacinação contra covid apenas em entregadores que mais trabalham 

Vacina nos glúteos foi adotada pelo município; segundo especialistas, não há perda de eficácia

Vacina, sim. No braço. Ou no bumbum 

Antes do início da imunização  contra a covid-19 em janeiro desse ano, muitas pessoas brincavam nas redes sociais sobre a aplicação dos imunizantes na região dos glúteos.

– Vídeo bomba com deboche de incompetência do governo na compra de vacinas da Pfizer 

O meme vem porque a aplicação no ventroglúteo, ou seja, a injeção intramuscular na região dos glúteos, é bem comum para remédios como benzetacil ou o voltaren.

“O pessoal estranhou. As pessoas ficaram falando que tomaram no braço, que seus parentes tinham tomado no braço. Mas aqui é padrão, todo mundo está tomando no glúteo”, disse Laura Braz, uma das imunizadas contra a covid-19 na cidade catarinense.

A cidade de Joinville, entretanto, adotou o padrão para a vacinação contra a covid-19 também. Segundo Fabiana Fernandes de Almeida, enfermeira e gerente de vigilância em saúde, o padrão é utilizado para reduzir efeitos adversos locais, como a famosa dor no braso após a vacinação.

Leia mais: Brasil não quis vacina da Pfizer contra covid por metade do preço pago por EUA

“Praticamente todos os estudos e licenciamentos são feitos só em braço e, quando é em criança, [a aplicação] é na perna, na coxa. E as vacinas saem em bula com recomendação de aplicação de deltoide, no braço. Não há com a Covid nenhuma demonstração de que tenha eficácia menor, mas com todas as vacinas isso hoje já é uma constante”, afirma Renata Kfouri, pediatra infectologista e secretário da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações), à Folha de São Paulo.

Confira memes sobre o caso joinvillense:

A cidade de Joinville vacinou 57.7% de sua população com a primeira dose e 23% dos joinvillenses já tomaram a segunda dose da vacina ou a vacina de dose única. O Brasil tem 58% de sua população na D1 e 26% dos brasileiros estão com sua imunização completa.

Seja no braço ou no glúteo, tome a vacina quando chegar a sua vez. Ela é a melhor forma de se proteger contra o coronavírus.

Publicidade

Fotos: Reprodução/Twitter


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.