Design

Designer transforma latas em cores na Escala Pantone a partir dos diferentes tipos de cerveja

Vitor Paiva - 27/08/2021

São muitos os tipos de cerveja, cada vez mais populares em suas singularidades, sabores e intensidades por todo o mundo – e, entre as tantas diferenças e particularidades também estão as colorações variadas da bebida. Para ilustrar e mesmo celebrar as diferenças nas cores entre uma cerveja tipo Lager e outras tantas de tipo Ale, ou entre uma Stout e uma Pilsner, uma Wheat e uma Pale Lager e muitas mais, o designer espanhol Txaber criou embalagens que funcionam como paletas de cores da Escala Pantone, mas indicando a tonalidade de cada tipo de cerveja – pela cor.

Cervejas Pantone do designer Txaber

Na Escala Pantone, segundo o designer, a cerveja Lager é a tonalidade 123 C; a Pilsner é 1375 C

Cervejas Pantone do designer Txaber

Wheat Beer é o dourado 7412 C e a Golden Ale, 1595 C

-Tipo de cerveja que você prefere diz muito sobre você, diz pesquisa

No lugar de rótulos coloridos informando a fabricante da bebida, o que ilustra as embalagens criadas por Txaber, portanto, é a própria coloração de cada tipo de cerveja, assim como o número equivalente daquela cor na Escala Pantone. Assim, uma lata de cerveja tipo Dark Ale, por exemplo, traz uma tonalidade escura, próxima ao roxo ou ao grená, informada pelo código 1815 C, que localiza a cor na famosa escala; o tipo Imperial Stout, por exemplo, é de cor quase completamente preta, e seu código na lata é 426 C.

Cervejas Pantone do designer Txaber

Entre as cervejas mais escuras, a Dark Ale é o código 1815 C na escala, e a Porter é 1817 C

Cervejas Pantone do designer Txaber

As Stouts: 4975 C para a normal, e 426 C para a Imperial Stout

-Pantone anuncia as ‘Cores do ano’ para 2021

E, assim, sucessivamente: o dourado de uma Wheat Beer, cerveja feita de trigo, traz a numeração 7412 C impressa na lata, e o alaranjado de uma Golden Ale vem com a inscrição 1595 C – cada código referente a cada cor das determinadas bebidas. A criação do designer espanhol foi também aplicada sobre cervejas em garrafa de vidro e, além de informar com mais precisão e até mesmo elegância o conteúdo de cada embalagem, já começar a sugerir o sabor e a sensação do desfrute de cada tipo de cerveja a partir da cor.

Cervejas Pantone do designer Txaber

As “Cervejas Pantone” do designer Txaber também foram pensadas em garrafa de vidro

Cervejas Pantone do designer Txaber

As tonalidades das garrafas são as mesmas das latas

Cervejas Pantone do designer Txaber

As primeiras versões das embalagens Pantone foram criadas pelo designer em 2014

Cervejas Pantone do designer Txaber

Txaber é um especialista no desenvolvimento de embalagens e rótulos

-Marca de cerveja coloca fotos de cães sem lar nas latas para que sejam adotados

Nascido em Bilbao em 1969, Txaber tem na experimentação dentro do design sua grande paixão profissional. Trabalhando com embalagens, mas também com editorias e branding, o artista já trabalhou com marcas como Nike, Wired Magazine, Fortune Magazine, Heinekein, Thames & Hudson, New York Daily, e mais. Em seu site ele deixa claro seu mote: “Eles dizem que tudo é inventado e eu me esforço diariamente para ir contra”, comenta. A proposta de Txaber teria, portanto, um incrível impacto estético sobre as prateleiras do supermercado, que se transformaria em um imenso catálogo de cores.

Cervejas Pantone do designer Txaber

A experimentação é a palavra de ordem da criação do designer espanhol

Cervejas Pantone do designer Txaber

O sonho do designer seria transformar a prateleira do mercado em uma grande Escala Pantone

Publicidade

© fotos: Txaber


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.