Arte

‘Doutor Gama’: filme conta a história do abolicionista negro Luiz Gama; veja trailer

Redação Hypeness - 04/08/2021 | Atualizada em - 09/08/2021

O filme “Doutor Gama“, que narra a história do advogado abolicionista Luiz Gama (1830-1882), ganhou data de estreia e trailer. Dirigido por Jeferson De, que também assina o belo longa “M8: Quando a morte socorre a vida”, estreia dia 5 de agosto nos cinemas.

O filme é baseado na biografia deste que foi um dos personagens mais importantes da história brasileira. Interpretado por César Mello (“Bom Dia, Verônica”), Doutor Gama foi um homem negro que utilizou as leis e os tribunais para libertar mais de 500 escravos no século 19. O longa conta ainda com participação das atrizes Zezé Motta e Samira Carvalho (Tungstênio).

Filho de uma africana livre, interpretada pela atriz portuguêsa Isabél Zuaa, Gama foi vendido por seu pai, um português, para um grupo de mercadores quando ele tinha 10 anos. Com 18, conquistou a própria liberdade, aprendeu a ler e se dedicou ao estudo das leis com o intuito de mudá-las.

Gama se tornou um dos mais respeitados advogados de sua época. Foi um abolicionista e republicano que inspirou um país inteiro e agora tem sua história contada no cinema.

O advogado não é o primeiro negro, porém a atuar nesta luta. Antes dele, Esperança Garcia já advogava pelos direitos dos pretos nos idos de 1770. Mulher negra e escravizada, ela viveu em Oeiras, primeira capital do estado do Piauí, e que é hoje considerada a primeira advogada do país.

Publicidade

Fotos: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.