Criatividade

Drone flagra sem querer mergulhador fugindo de ataque de tubarão; veja vídeo

Vitor Paiva - 04/08/2021

Um drone pode registrar belas imagens a partir de ângulos antes impossíveis ao sobrevoar o oceano – mas também pode salvar vidas, como comprovou o incrível voo pilotado pelo fotógrafo Matt Woods sobre a praia de Bondi Beach, na Austrália. O que era para ser uma simples filmagem registrada pelo drone das belezas do mar da região se tornou uma verdadeira missão de resgate de um mergulhador que se viu atacado por um tubarão – na qual o drone do fotógrafo se revelou instrumento determinante para evitar o pior.

O drone registrou por cerca de 30 minutos as investidas do tubarão contra o mergulhador

O drone registrou por cerca de 30 minutos as investidas do tubarão contra o mergulhador

-Drone capta balé de 64 mil tartarugas na costa da Austrália

O drone “decolou” da varanda da casa do fotógrafo, e rapidamente Woods notou uma cena que lhe chamou atenção no meio do mar: um mergulhador entre um grande cardume de peixes. Rapidamente, porém, a filmagem se revelou mais complexa e perigosa do que inicialmente parecia: tratava-se, em verdade, de um mergulhador utilizando um arpão de pesca para se defender dos ataques de um tubarão. No instante em que compreendeu do que se tratava a cena que seu drone registrava, o fotógrafo imediatamente ligou para o posto salva-vidas mais próximo.

-Surfista escapa por pouco de tubarão branco e só descobre depois em vídeo; assista

A filmagem do ataque aconteceu no mês passado a alguns metros da praia, e o chamado do fotógrafo permitiu que imediatamente as águas de Bondi Beach fossem evacuadas, e que um jet-ski fosse deslocado rapidamente para resgatar o mergulhador. O tubarão não somente rodeava o mergulhador, como se aproximava em diversas investidas na direção da pessoa e contra o flutuador preso ao mergulhador. Durante todo o processo de resgate, Woods se manteve ao telefone orientando os salva-vidas a partir do que via com seu drone Mavic 2 Zoom, em uma filmagem que ao todo durou cerca de 30 minutos – concluída em um final feliz.

O mergulhador tinha um arpão para se defender do animal

O mergulhador tinha um arpão para se defender do animal

O tubarão também atacou o flutuador preso ao mergulhador

O tubarão também atacou o flutuador preso ao mergulhador

-Tubarão aparece ‘mordendo’ cabeça de mergulhador em foto incrível no fundo do mar

“Fiquei ao telefone com os salva-vidas o tempo todo, enquanto fiquei com meu drone sobre o tubarão para que eu pudesse guiá-los”, comentou o fotógrafo, em matéria do jornal Daily Mail. “Fiquei bastante feliz quando o salva-vidas chegou e vi que o mergulhador havia conseguido chegar nas rochas e recifes”, disse Woods, que publicou uma versão resumida de menos de 2 minutos do vídeo mostrando o mergulhador em apuros. A praia de Bondi Beach é uma das mais populares da cidade de Sidney, na Austrália, e o caso ocorrido ilustra o imenso benefício que o uso de drones pode trazer para salvamentos futuros: o mergulhador passa bem.

A praia de Bondi Beach

A praia de Bondi Beach, em Sidney, na Austrália © Wikimedia Commons

Publicidade

© fotos: reprodução/vídeo/créditos


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.