Sustentabilidade

Drone registra acasalamento de baleias em Florianópolis; veja vídeo

Redação Hypeness - 30/08/2021 | Atualizada em - 14/09/2021


O litoral brasileiro é uma das principais rotas das baleias no planeta. Os mamíferos marinhos gigantes acabam ocupando a costa do nosso país para reprodução e para dar à luz aos filhotes.

Um registro incrível de duas baleias-francas-austrais se cortejando para o acasalamento foi feito pela organização R3 através de drones. As duas baleias apaixonadas estavam nas proximidades da praia da Barra da Lagoa, em Florianópolis.

– Baleia Jubarte encanta com salto pertinho de barco em SC; veja vídeo

Baleias costumam se reproduzir no litoral sul brasileiro e cuidar de seus filhotes nessa região; vídeo dos mamíferos marinhos se reproduzindo acabou ganhando repercussão nas redes sociais

Dança das baleias 

As baleias-francas-austrais costumam acasalar no litoral do Rio Grande do Sul e nadam até a costa catarinense para cuidar de seus filhotes. Mas, nesse caso, as praias da ‘ilha da magia’ foram o palco do cortejo, em um dos poucos registros em vídeo desse fenômeno.

– Baleia é devorada por 8 tubarões-brancos; veja o vídeo impressionante 

A baleia-franca-austral é um animal considerado em extinção. Por conta da pesca de arrasto e outras práticas que prejudicam a vida marinha, a população desses mamíferos foi reduzida em 90% desde o século passado. Estima-se que existam cerca de 10 mil cetáceos desse tipo no mundo e diversas iniciativas para a conservação desse animal estão sendo tomadas.

– Baleia ‘assusta’ e nada pertinho de mulher a bordo de caiaque em SP; veja vídeo 

A reprodução dessas baleias é poliândrica, ou seja, vários machos cortejam a fêmea até que um consiga se reproduzir com ela. No vídeo, a fêmea é cortejada apenas por um companheiro.

Confira as imagens obtidas pela organização R3 e publicadas no Instagram:


Pelo visto, amor não está só no ar. Está na água também!

Publicidade

Fotos: © Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.