Arte

Essa loja de lápis em Teerã é de enlouquecer qualquer desenhista

Redação Hypeness - 10/08/2021 | Atualizada em - 12/08/2021

O senhor Mohammad Rafi trabalha há décadas no mesmo box do Grande Bazar de Teerã (ou Bāzār e Bozorg), uma espécie de mercado municipal na principal cidade do Irã. No meio dos mais de dez quilômetros do mercadão da capital iraniana, você encontrará uma pequena loja que esconde dezenas de milhares de cores que podem enlouquecer qualquer apaixonado por desenhos.

– Wes Anderson e Hayao Miyazaki inspiram livro de colorir; é só imprimir e começar 

mercado de terrã - lápis

Mohammed Rafi em sua loja de lápis de cor

Nas proximidades da mesquita de Imam Khomeini, o líder da revolução iraniana, uma loja abriga uma das maiores diversidades de lápis de cor e gizes de cera de todo o mundo. Mohammad Rafi, responsável pelo estabelecimento, afirma que ele possui todas as cores de lápis disponíveis no planeta.

– Os incríveis ‘castelos de areia’ coloridos na ‘Ilha Arco-Íris’, no Irã 

Seu trabalho fornece à capital do mundo persa cores de todo o globo; desde materiais importados até cores oriundas do interior do Irã, tudo pode ser encontrado na loja de Mohammad Rafi, também conhecido como ‘Doutor Lápis’ nas redondezas do  Bazar e Borong.

loja lápis

São dezenas de milhares de cores ao redor do senhor Rafi

Rafi tem sofrido durante a pandemia. As escolas ainda não reabriram desde o início da covid-19 no país e a pouca demanda por materiais escolares atrapalhou o trabalho do Doutor Lápis. Para ele, a infância das crianças está em preto e branco e o fim da pandemia poderá colorir o Irã novamente.

– Designer reinventa técnica de colorir espaços numerados para gerar novas imagens 

“Passear por essas prateleiras é como andar em uma pradaria cheia de flores. Para qualquer canto que olho, encontrará um bela flor que surgiu da terra. Esse lápis marrom, por exemplo. Ele está aqui há pelo menos alguns anos. Eu explico a ele porque ele nunca pôde ir embora. Sempre conversei com os lápis; eles me dão energia, todos, até os simples grafite”, explicou Mohammad ao Iran Online.

loja lápis irã

O local é um grande sonho para quem gosta de arte e desenhos

Publicidade

Fotos: Ana Press/Ali Hadadiasl


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.