Futuro

Ex-jogador do Fluminense quer estátua de Rebeca Andrade no lugar de Borba Gato

Redação Hypeness - 04/08/2021

Rebeca Andrade fez história conquistando duas medalhas na ginástica artística nas Olimpíadas de Tóquio. Celebrada em todos os cantos do país, a ginasta de Guarulhos (SP) ganhou elogios e comentários de atletas e celebridades. Os elogios vão desde a multicampeã romena Nadia Comaneci até o jogador Igor Julião.

O atleta, que recentemente saiu do Fluminense para jogar pelo Vizela, de Portugal, chegou a pedir que a recém incendiada estátua do bandeirante Borba Gato, conhecido por ter matado e estuprado indígenas, além de escravizado negros, fosse substituída por uma de Rebeca Andrade.

A sugestão do jogador pode até ser um ótimo meme, mas ainda que Rebeca tenha realizado um grande feito no esporte brasileiro e sua representação tenha importância inestimável para meninas negras de todos os rincões deste país, colocá-la no lugar do terrível Borba Gato talvez não seja a melhor opção.

O próprio Ginásio do Ibirapuera, perigando ser vendido pela mão bastante visível do capitalismo paulistano poderia ganhar o nome da atleta e se manter como espaço público para que outras jovens possam treinar e se tornarem atletas.

Quanto ao destino do Borba Gato, a remoção já viria muito bem, pensando que não é saudável endeusar um homem sinistro e maléfico em um monumento de 10 metros. Assim, reunimos aqui algumas sugestões de personalidades que poderiam substituí-la. Talvez Igor Julião até concorde:

Ativista, professora, filósofa e antropóloga, Lélia foi uma das fundadoras de instituições como o Movimento Negro Unificado (MNU) e o Instituto de Pesquisas das Culturas Negras (IPCN).

  • Chiquinha Gonzaga

Nascida escrava e liberta já adulta, ela foi autodidata no estudo de piano e se tornou a primeira maestrina brasileira, além de assinar 2 mil obras da música, dentre elas “O Corta-Jaca”, “Atraente”, “Lua Branca” e “Ó, Abre-Alas”.

Uma das artistas mais importantes da nossa história, foi autora de grandes obras-prima, como o Abaporu e muitas outras grandes do movimento Modernista. Fundou, ao lado de Oswald de Andrade e Raul Bopp, o movimento Antropofágico, um divisor de águas na cultura brasileira.

Qual sua sugestão de estátua para substituir a de Borba Gato?

Publicidade

Fotos: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.