Gastronomia

Feira Kantuta: pedacinho da Bolívia em SP com variedade impressionante de batatas

Redação Hypeness - 25/08/2021 | Atualizada em - 27/08/2021

Um passeio pela gastronomia e cultura boliviana está guardado no centro de São Paulo. O bairro do Pari ganha ares andinos todo o domingo com a Feira Kantuta, um pedacinho da Bolívia em meio à cidade com música, artesanato e quitutes delicioso do país – além de uma variedade impressionante de batatas!

A feira ficou fechada durante algum tempo na pandemia, mas logo voltou a abrir seguindo os protocolos de segurança. Por ali é possível encontrar diversas barracas de imigrantes bolivianos com produtos que vão de artesanatos até cosméticos, passando por roupas e músicas típicas.

Feira Kantuta: pedacinho da Bolívia em SP

Feira Kantuta: pedacinho da Bolívia em SP

Os tradicionais ponchos coloridos e as malhas feitas de lã tanto de carneiro quanto de lhama podem ser encontrados por ali. Quentes e macias, elas são perfeitas para o inverno paulistano.

O principal destaque mesmo fica com a culinária. As clássicas empanadas e salteñas em modalidades assadas e fritas são as mais buscadas – então chegue cedo se quiser garantir a sua, já que elas podem acabar antes do fim da feira.

As batatas são outro destaque. Como os países andinos, como Bolívia e Peru, tem abundância e variedade quando o tema é batata e milho, a feira é um ponto para provar todos eles em diferentes pratos. Tem batata branca, preta, além amarela.

É interessante provar o charquekan, com batatas, milho, queijo e carne seca desfiada bem crocante e fininha. Vale ainda conhecer as bebidas, com destaque para o refrigerante Inca Kola, um clássico do país.

A música e a dança não podem faltar. As apresentações de cultura andina começam em geral a partir das 14h. Em 2021 aconteceu ainda uma edição menor da Alasita, tradicional festa andina da abundância realizada na Feira Kantuta desde 1991.

Bote seu espanhol ou portunhol para jogo e partiu Feira Kantuta!

Feira Kantuta
Domingos, das 11h às 18h30
Rua Pedro Vicente, S/N – Canindé/Pari – São Paulo
Estação Armênia
Entrada gratuita – uso obrigatório de máscara

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.