Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Estamos morrendo de saudades da rua, dos festivais, dos artistas e dos shows, mas dá para matar um tanto desse desejo de fervo com uma programação gratuita e online de respeito. O Festival Caminhos da Cultura faz sua primeira edição nos dias 20, 21 e 22 de agosto, com atrações potentes e aquela malemolência que a gente ama.
Completamente gratuito e online, com transmissões realizadas pelo YouTube, o festival aposta na diversidade artística e reúne música, poesia, dança e teatro para todos os públicos.
Destaques para apresentação da atriz Mel Lisboa encenando o monólogo adaptado de “Madame Blavatsky”. O evento abre a programação na sexta, dia 20, às 21h.
Já no sábado, o festival volta às 18h, com o coreógrafo e bailarino Rubens Oliveira apresentando o espetáculo “Makhala”. Este é o primeiro solo do coreógrafo e bailarino, construído após três anos de experimentações
Rubens Oliveira iniciou sua formação em dança na periferia de São Paulo e há 10 anos dirige a Cia Gumboot Dance Brasil, provocando reflexões sobre a potência das transformações a partir do movimento e da dança.
A partir das 19h, quem assume o palco com seu poderoso show voz e violão é a cantora Ekena. Depois de “Nó”, de 2017, e do lançamento do clipe de “Sinto Muito”, ela se prepara para seu novo álbum “Cíclica”.
Fechando a programação de sábado, às 20h30, o Pagode da Dessa embala aquela boa roda de samba na sala de casa. No show, grandes sucessos do pagode, desde os anos 90 aos mais atuais, passando por Soweto e Ferrugem.
No domingo, às 14h, tem “Bloquinho” para toda a família. Às 15h10, rola o Sarau da Ponte Pra Cá. E 17h, o projeto do grupo “Os Capoeira” encerra o festival.
“Pensamos em um circuito de atividades que fossem potentes, acessíveis e extremamente necessárias para amplificar a relação e o olhar para o patrimônio cultural brasileiro. Nossa ideia é deixar um legado de reforço e convivência íntima, e ao mesmo tempo coletiva, com a nossa arte através dos canais digitais, abrangendo apresentações imperdíveis para diversos públicos, agentes culturais, crianças, historiadores e até mesmo estrangeiros”, ressalta Thaisa Samahá, Head de Planejamento da Oficina de Alegria, proponente da ação.
Traduzido em libras, o festival será transmitido da Casa de Cultura Os Capoeira, em São Paulo, e realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa através do ProAC Lab Lei Aldir Blanc nº 40/2020.
“O Caminhos da Cultura já seria importante em qualquer momento: é diverso, mistura diferentes artes e diferentes artistas – todos juntos num mesmo festival. Mas no atual contexto, ficamos ainda mais felizes em poder oferecer não somente estes momentos de escape e emoção para o pessoal que está em casa, como espaço e oportunidade para esses incríveis artistas e profissionais que seguem resistindo pela nossa cultura”, acrescenta Mariana Bussab, co-fundadora da Casa de Cultura Os Capoeira.
YouTube Oficina de Alegria e da Casa de Cultura Os Capoeira
Sexta, dia 20/08
21h às 22h25 – Espetáculo Monólogo Madame Blavatsky com Mel Lisboa
Sábado, dia 21/08
18h às 19h00 – Espetáculo de dança Makhala com Rubens Oliveira
19h às 20h30 – Show Voz e Violão Ekena
20h30 às 22h20 – Show Pagode da Dessa
Domingo, dia 22/08
14h às 15h10 – Bloquinho
15h10 às 17h00 – Sarau da Ponte pra Cá
17h00 às 18h50 – Os Capoeira
Publicidade
O designer holandês Lucas Maassen criou uma forma de ensinar um pouco da sua técnica para os filhos de uma forma leve...
A existência deles é ignorada pela maioria das pessoas mas, nas profundezas das florestas tropicais de Papua Nova...
O cinema é responsável por despertar diversas sensações dentro da gente. Cada detalhe costuma ser minuciosamente...
O artista conhecido como My Dog Sighs cria personagens nas latas que normalmente vão para o lixo com o projeto "Can...
O Museu do Ipiranga, em São Paulo, segue com as portas fechadas por conta de uma série de obras de restauração e...
Loro Verz é artista plástico e cartunista brasileiro com um estilo único. Conheça um pouco mais do trabalho dele e...
Quando o artista chinês Zhang Wei era criança, vivia perto de um teatro tradicional de seu país. Conforme ele foi...
O designer Dennis de Groot criou essa série de ilustrações minimalistas de personagens da cultura pop como...
O quadro “Shot Sage Blue Marilyn", de Andy Warhol, retratando Marilyn Monroe em um fundo azul, tornou-se a obra mais...