Sustentabilidade

Fogo derruba jequitibá de 300 anos em MG e prefeitura fala em incêndio criminoso

17 • 08 • 2021 às 12:23
Atualizada em 17 • 08 • 2021 às 12:25
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Uma queimada em Conceição dos Ouros, no Sul de Minas Gerais, derrubou do alto de seus 50 metros de altura, uma árvore jequitibá de 300 anos. A prefeitura acredita que o incêndio, ocorrido no sábado (14), tenha sido criminoso e acionou a Polícia Civil, que investiga o caso. 

– Floresta em realidade virtual mostra o futuro das árvores impactadas pelas mudanças climáticas

A prefeitura fala em incêndio criminoso

– Pantanal perde 12% da vida em incêndio descontrolado 

“O fogo foi direcionado exatamente nesse jequitibá. Essa árvore tinha uma fenda, que era uma ferida mais antiga, e o autor colocou fogo bem nessa ferida. Jogou combustível e foi queimando aos poucos. Mas só foi nesse jequitibá. Hoje a gente esteve recebendo a perícia da Policia Civil e a Polícia Ambiental no local, para a gente ver se consegue identificar algum indício do ocorrido”, disse o diretor de Meio Ambiente de Conceição dos Ouros, Ademir Vilas Boas, em coletiva de imprensa.

O Jequitibá de Conceição de Ouros visto debaixo

“Tudo indica ter sido um ato criminoso, com a finalidade de derrubar esse patrimônio natural, cultural e turístico. De um valor inquestionável a natureza. É com grande indignação que recebemos essa notícia, pois trata-se de um crime ambiental contra um patrimônio natural e de imenso valor da nossa cidade”, reforçou o prefeito, Luís Fernando Rosa de Castro, em vídeo divulgado pela prefeitura. 

– Como Ricardo Salles, com pedido de afastamento pelo MPF, degradou ainda mais o meio ambiente

https://www.instagram.com/p/CSmy_PRA58K/

A denúncia do incêndio partiu de uma família de São Paulo que passava dias na cidade e se hospedava em casas de parentes. O grupo visitava o jequitibá, que fica na Trilha da Bexiga, quando se depararou com a árvore caída e pegando fogo. O jequitibá centenário é uma atração turística, visitada por muitas pessoas. 

Meio ambiente 

A morte trágica do jequitibá faz lembrar outro episódio de agressão ao meio ambiente em solo brasileiro. Em 2018, conforme mostrou o Hypeness, um monumento da diversidade natural brasileira foi derrubado para virar uma cerca. Criminosos cortaram uma árvore de 535 anos, um exemplar de imbuia, para transformar sua madeira em cerca. 

Em 2018, criminosos cortaram uma árvore de 535 anos

O crime contra o meio ambiente aconteceu em 2018, na cidade de Vargem Bonita, região centro-oeste do estado de Santa Catarina. Para se ter uma ideia do diâmetro do imbuia, seriam necessárias seis pessoas para abraçar o tronco por completo. E pra destacar ainda mais: a imbuia é um símbolo do estado de Santa Catarina, tornando a situação ainda mais grave.

“É um problema cultural do nosso país, onde as pessoas não sabem o valor de uma árvore. Aquelas que caem por ação da natureza deveriam ser exploradas de forma mais nobre, virar peça de museu”afirmou à BBC Brasil Marcelo Scipioni, professor da Universidade Federal de Santa Catarina.

Publicidade

Fotos: foto 1: Reprodução/Instagram @prefeituradeconceicaodosouros/foto 2: Polícia Ambiental do Estado de Santa Catarina/Reprodução


Canais Especiais Hypeness